Repórteres do JC estão no ranking dos jornalistas mais premiados do Nordeste em 2023
O JC também aparece na lista como um dos veículos mais premiados da história no País
O repórter Raphael Guerra e o repórter fotográfico Guga Matos, ambos do Jornal do Commercio, estão na lista dos jornalistas mais premiados do Nordeste no ano de 2023. O reconhecimento, divulgado nesta quarta-feira (31), faz parte da 13ª edição do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira.
Raphael e Guga ficaram em 3º lugar na lista, com 35 pontos cada um. O 1º lugar ficou com Francisco Sampaio (O Povo), com 50 pontos. Já Hebert Araújo (TV Cabo Branco) ficou na vice-liderança, com 40 pontos.
Os dois repórteres do JC atingiram a pontuação graças à vitória no 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, o principal e mais disputado de Pernambuco.
Raphael Guerra foi campeão na categoria internet, com a série "20 anos do Caso Serrambi". As reportagens reconstruíram o caso das adolescentes Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão, que foram assassinadas após desaparecerem em um feriadão na praia de Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco. O crime, que até hoje tem enorme repercussão no País, ficou impune.
O webdocumentário produzido pelo JC e que compõe a série sobre os 20 anos do Caso Serrambi teve mais de 265 mil acessos nos canais do JC Play e TV Jornal, no YouTube.
Guga Matos venceu o 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria fotografia, com a imagem intitulada "Cidadania em chamas", que mostrou a destruição de palafitas no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, durante um incêndio em maio de 2022.
Em 2023, Raphael Guerra também foi um dos vencedores do 5º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca, que destaca as melhores reportagens do País sobre transparência e Lei de Acesso à Informação (LAI).
A reportagem "Menos de 1% dos boletins de ocorrência pela internet são investigados pela polícia em Pernambuco", ficou em 3º lugar na competição. O JC foi o único veículo de comunicação de Pernambuco na final da premiação nacional.
JC ENTRE OS VEÍCULOS MAIS PREMIADOS DA HISTÓRIA
A 13ª edição do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira destacou ainda o Jornal do Commercio como um dos veículos mais premiados da história no País.
O JC se manteve em 8º lugar na categoria nacional, com 132 prêmios conquistados - incluindo os mais disputados do Brasil, como o Esso de Jornalismo, Prêmio CNH, Prêmio Imprensa Embratel e Vladimir Herzog de Direitos Humanos.