LUTO

Morre aos 87 anos o jornalista e escritor Jorge José Santana, no Recife

Jorge dedicou sua vida a divulgar Pernambuco na área de Comunicação

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/02/2024 às 7:20 | Atualizado em 05/02/2024 às 7:28
Notícia
X

O escritor e jornalista pernambucano Jorge José Barros de Santana, destaque na área de comunicação, em especial no rádio e na televisão, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5), no Hospital Memorial São José, no Recife, aos 87 anos.

Jorge José Santana foi professor universitário e produziu livros sobre a TV pernambucana, sobre jornais e jornalistas, depois sobre rádio em Pernambuco, além de obras sobre os prefeitos do Recife, desde a República, e os governadores de Pernambuco.

Casado com a jornalista Carmen Peixoto, Jorge deixa três filhos e cinco netos. O Velório será no Morada da Paz, em paulista, no Grande Recife, entre 9h e 13h. De acordo com a família, o jornalista tratava de um câncer ósseo.

Jorge dedicou sua vida à comunicação

DIVULGAÇÃO
Jorge José B. de Santana faleceu no Memorial São José - DIVULGAÇÃO

Nascido no Recife, em 1936, Jorge José Santana viveu a sua infância em Apipucos, na casa ao lado de Gilberto Freyre. Já aos 12 anos de idade, atuou na Rádio Tamandaré, iniciando seu trabalho adolescente como contra-regra de novelas, sob a direção de Hélio Peixoto.

Foi apresentador do Clube Papai Noel e, poucos anos depois, passou a ser ator em novelas de rádio, fazendo personagens que marcaram época. Ainda no rádio, produziu programas musicais e teatro de suspense.

Por ser arrojado, criativo e inovador, foi selecionado como um dos mais ungidos para o tão aguardado veículo de televisão em 1960. Foi para o Sul, onde fez cursos de produção e iniciou sua carreira na Televisão Rádio Clube de Pernambuco - e depois na TV Jornal, com destaque para teleteatros como: O Diário de Anne Frank, O Pequeno Príncipe, O Processo Contra Joana D´Arc, Festivais de peças de autores nordestinos e inúmeros teleteatros de autores famosos.

Na Bahia, como diretor de Programação na TV Itapoan, contou na época com cantores como Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Taiguara, Roberto Carlos e muito mais, trazendo nomes famosos na área artística e cultural daquele Estado.

 

 


Tags

Autor