Aos 50 anos, Bloco da Saudade não desfilará em Olinda: "descartados da programação"
Mesmo assim, o Bloco da Saudade vai fazer os desfiles por iniciativa própria na Cidade Alta nesta terça (6) pré-carnavalesca
Para o pesadelo do Bloco da Saudade, o frevo Último Regresso, que virou sua marca, tornou-se realidade: não o deixaram desfilar. Completando 50 anos em 2024, uma das mais tradicionais agremiações de Pernambuco anunciou ter sido "descartada da programação" do Carnaval de Olinda.
O comunicado foi feito pela diretoria do Bloco da Saudade por meio das redes sociais nesta terça-feira (6). "Nem mesmo no nosso jubileu de ouro fomos lembrados pela prefeitura", disse.
Historicamente, a agremiação abria o Carnaval fazendo o primeiro desfile oficial da cidade. Contudo, desde 2017 não está na programação - com exceção de 2018, quando o bloco homenageou Olinda.
Mesmo assim, o Bloco da Saudade vai fazer os desfiles por iniciativa própria na Cidade Alta nesta terça (6) pré-carnavalesca, com visita ao Mosteiro de São Bento.
No domingo de Carnaval (11), quando normalmente desfilariam em Olinda, o bloco visitará a casa de Edgar Moraes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, onde será recepcionado e homenageado pela família Edgard Moraes. Foi na residência onde aconteceu a primeira apresentação doa agremiação, em 1974.
Depois, desfilará na capital pernambucana, saindo da Praça Joaquim Nabuco. no bairro da Boa Vista, com destino ao Recife Antigo.
A reportagem do JC pediu um esclarecimento à Prefeitura de Olinda e aguarda resposta.
PROGRAMAÇÃO DE OLINDA
O Carnaval de Olinda se inicia nesta quinta-feira (8) com o cortejo especial com os Patrimônios Vivo do Estado de Pernambuco: O Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos e a TCM Cariri Olindense.
A concentração do desfile começa às 17h, nos Quatro Cantos. Às 18h, percorrem as principais ruas do Sítio Histórico, Rua da Ribeira, passa em frente à sede da Prefeitura, desce a Rua 27 de janeiro, segue pela Avenida Liberdade, e chega na Apoteose da festa, na Praça do Carmo.
A partir das 19h, os shows começam no polo do Carmo. Sobem ao palco Ed Carlos, Maciel Salú, Banda Nação Zumbi e, por fim, o rei do Carnaval de Olinda, Alceu Valença.
Assim como em 2023, a sexta-feira (9/2) será dedicada ao brega, com MC Tocha, Banda Labaredas, Kelvis Duran, Sheldon, Priscila Senna e Raphaela Santos.
Entre o sábado (10/2) e a terça-feira (13/02), o mesmo palco recebe nomes como Martinália, Ave Sangria, Fundo de Quintal, Pitty, Siba, Mombojó, Otto, Banda Eddie, Almério e Academia da Berlinda. Confira a programação por dia no final da matéria.
Outros polos
Além do Carmo, outros seis polos multiculturais vão completar a programação da festa. São eles: Polo Guadalupe, Polo Varadouro da Cultura Popular, Polo Rio Doce, Polo Xambá, Polo Alafin Oyó e Polo de Acolhimento.
Esses demais palcos ainda terão programações divulgadas, mas devem priorizar a cultura popular e a cena local, que parte do frevo e maracatu, com as tradicionais orquestras e nações; passando pelo caboclinho; samba; afoxé; manguebeat; e o brega.