RECONHECIMENTO

Homenageados do Carnaval de Pernambuco 2024 recebem troféus em reconhecimento da importância para cultura do Estado

Lia de Itamaracá, Claudionor Germano e Alceu Valença participaram de evento no Palácio do Campo das Princesas, ao lado da governadora Raquel Lyra

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/02/2024 às 22:41 | Atualizado em 07/02/2024 às 22:43
Notícia
X

A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu, nesta quarta-feira (7), no jardim do Palácio do Campo das Princesas, os homenageados do Carnaval de Pernambuco de 2024. A cirandeira Lia de Itamaracá e os cantores Claudionor Germano e Alceu Valença foram reverenciados com um troféu que reconhece a importância dos artistas como ícones da cultura e da música pernambucana.

"Me sinto muito honrada de poder está junta de Lia, Claudionor e Alceu, que representam Pernambuco no mundo inteiro. Gente que levou a cultura popular do nosso estado para poder ser palco, transformaram e construíram o carnaval de Pernambuco no maior e melhor carnaval do Brasil, que é democrático e que acolhe a todos. Tem festa na Região Metropolitana do Recife, em Olinda e no interior. Homenageá-los como símbolos do nosso carnaval foi uma decisão incontestável, pois eles representam a nossa cultura, a nossa tradição e a nossa história", declarou Raquel Lyra.

O nonagenário Claudionor Germano, que tem mais de 70 anos de carreira, ficou honrado pela homenagem. "Recebo com alegria, sendo reconhecido por todos que me pertencem, como meus filhos, meus netos, meus bisnetos e todo povo pernambucano. Acho que devemos lembrar também de Nelson Ferreira e Capiba, dois baluartes do carnaval de Pernambuco. Estou feliz demais", disse o cantor.

Já a cantora e cirandeira Lia de Itamaracá valorizou o fato de ter esse reconhecimento em vida. "Estou muito feliz por receber essa homenagem viva, com muita energia, muita força, muita luta, muita garra e muito axé. Isso é muito dez", declarou Lia.

Um dos principais embaixadores da cultura de Pernambuco, Alceu Valença revela que o carnaval pernambucano passa por constante renovação. Isso que o faz tão especial. "O Carnaval de Pernambuco é tradicional e ao mesmo tempo é atual. Ele se renova. E eu tenho o prazer de participar dessa festa e de levar a cultura de Pernambuco para tudo que é canto”, disse o cantor.

Durante o evento, a governadora entregou uma homenagem a Luz Morena, filha de Naná Vasconcelos, pela forte contribuição do seu pai na cultura pernambucana e brasileira.

Tags

Autor