FALTA DE LUZ: mais de 24h depois das chuvas, bairros do Grande Recife ainda seguem sem energia
População denuncia que abastecimento não voltou, mas Neoenergia alega que são casos pontuais e que segue atuando para resolver os problemas
Mais de 24 horas depois das fortes chuvas que caíram em Pernambuco, diversos bairros da Região Metropolitana do Recife seguem sem energia elétrica. A reclamação da população é grande e até protestos com interdição de vias foram realizados para tentar chamar atenção do poder público e, principalmente, da Neoenergia, responsável pelo abastecimento de energia no Grande Recife.
Na manhã deste sábado (17/2), diversas pessoas procuraram a Rádio Jornal para denunciar que continuam sem luz e lamentar os prejuízos que vêm tendo. É o caso dos bairros de Arthur Lundgren 1 e Paratibe, em Paulista, na RMR, que estariam há mais de 30 horas sem energia.
A queda aconteceu por volta de 1h da sexta e até o fim da manhã deste sábado seguia sem luz. Em Tabajara, Olinda, também no Grande Recife, moradores denunciaram que a energia voltou, mas muito fraca, comprometendo o funcionamento dos eletrodomésticos.
No bairro do Nobre, também em Paulista, moradores dizem que algumas casas têm luz, enquanto outras seguem sem energia desde às 19h da sexta-feira. E que o problema está tão sério que vizinhos estão “puxando” a energia de uma casa para a outra como forma de ajuda, o que pode ser perigoso. “Desde às 19h de sexta-feira (16/2) estamos sem energia elétrica. O que mais irrita é que na rua onde eu moro, Rua Dr. José Mariano, algumas casas têm energia e outras não. Na minha casa não tem, porém a casa que fica colada à minha tem”, reclama o morador Ailton José da Silva.
“Isso abre um precedente perigoso porque os vizinhos, querendo ajudar um ao outro, estão fazendo extensões que atravessam a rua. Como se não bastasse, pessoas que instalam internet estão cobrando R$ 50 para fazer a mudança de rede. A noite está chegando e continuamos sem energia. Quem paga os prejuízos da comida que se estragou?”, indaga.
A situação também segue difícil em bairros do Recife. Em Beberibe, a população denunciou que estava há 29 horas sem energia elétrica e, o que é pior, sem uma previsão da Neoenergia.
PROBLEMAS SÃO PONTUAIS, GARANTE NEOENERGIA
Por nota, a Neoenergia afirmou que segue trabalhando para restabelecer a energia nos pontos que ainda estão desabastecidos e que aumentou a equipe de plantão para resolver o problema o mais rápido possível.
“A Neoenergia Pernambuco informa que permanece com equipes atuando no restabelecimento da energia de casos pontuais. Na manhã deste sábado (17), a empresa acrescentou mais profissionais ao contingente já reforçado e normalizou o serviço para mais de 95% dos consumidores que tiveram o fornecimento interrompido durante a madrugada da sexta-feira.
- Chuvas em Pernambuco: Saiba quais as regiões mais afetadas de acordo com Defesa Civil e Apac
- Chuvas em Pernambuco: enxurrada deixa família desalojada em município do Agreste
- Chuvas em Pernambuco: Garanhuns sofre desabamentos e contabiliza desalojados
- Chuvas em Pernambuco: Região Metropolitana entra em 'estado de atenção' e Recife suspende aulas
Os atendimentos se concentram, sobretudo, em ocorrências individuais e áreas com maior dificuldade de acesso e manutenções mais complexas. Apesar da pulverização dos casos, que tem comprometido o tempo de regularização dos chamados remanescentes, os trabalhos estão avançando com mais celeridade.
A maioria das ocorrências está relacionada a interferência de vegetação na fiação e objetos projetados contra a rede de distribuição, em razão dos ventos de maior intensidade. As equipes continuam em regime de contingência até a normalização dos casos”, afirmou.