Segurança alimentar

Primeiro Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado é inaugurado no Recife 

O equipamento inaugurado no Recife é o segundo do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/03/2024 às 17:51
Notícia
X

A Prefeitura do Recife inaugurou um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), que é o primeiro equipamento do tipo em Pernambuco e o segundo em uma capital nordestina, depois de São Luís (MA).

O Cresan Recife está localizado na Rua Djalma Farias, número 92, no bairro do Torreão, na Zona Norte, e contará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira.

Na ocasião, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de inaugurar o equipamento assinou a manifestação de interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades, que funciona como assessoria técnica do Governo Federal a partir do cumprimento de uma série de diretrizes.

"Esse documento faz parte de uma política transversal, de comprometimento, e esse equipamento é essencial para isso, fará toda a coordenação de segurança alimentar da cidade. Gestão dos equipamentos, como os restaurantes populares, as casas de acolhimento, o comitê de segurança alimentar, câmara de segurança alimentar. E também a interlocução com as outras secretarias e áreas, tudo a partir daqui", explicou o prefeito João Campos.

Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional

Além de ser um espaço de participação social, o Cresan se torna a sede da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Unidsan), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife.

O local conta com horta e cozinha apropriadas para realização de atividades de educação alimentar para, sobretudo, cumprir o objetivo de ser referência no incentivo ao acesso regular à alimentação de qualidade a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

"Teremos uma acolhida, uma equipe para atender e encaminhar para a nossa rede. Esse centro é de escuta para entender qual insegurança alimentar essa pessoa está passando. Terá avaliação, para saber se precisa de algum outro serviço da nossa rede. Seja um restaurante, um Centro Pop, e também se terá um acompanhamento através do CRAS", explicou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas (SDSDHJPD).

Alimentação das casas de acolhimento

A gestão das unidades de alimentação das casas de acolhimento institucional, dos restaurantes populares, do Banco de Alimentos e da Cozinha Comunitária do Gurupé também irão funcionar no Cresan. 

Além disso, o equipamento ficará responsável pelas refeições destinadas aos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e ao Abrigo Noturno Irmã Dulce. 

"A alimentação é direito humano. Cabe ao estado, em todas as suas instâncias, promover políticas públicas para este direito. Quando temos no município um centro de referência como esse criamos um espaço para acolher essas pessoas em estado de vulnerabilidade", explicou Catarine Santos, nutricionista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também coordenadora do Fórum Estadual de Soberania de Segurança Alimentar e Nutricional (FESSAN-PE).

 

 

Tags

Autor