ESPAÇO PÚBLICO

"Uma grande conquista de nossa cidade", diz João Campos sobre aquisição do Sítio da Tamarineira; Prefeitura já era proprietária de 23% terreno

Documentos obtidos pelo JC mostram que o município já tinha ciência de que possuía pelo menos 25 mil m² dos 105 mil m² permutados com a Santa Casa de Misericórdia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/05/2024 às 14:19 | Atualizado em 23/05/2024 às 20:48
Notícia

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), utilizou as redes sociais para anunciar que a área do antigo Sítio da Tamarineira, na Zona Norte da cidade, passa a pertencer oficialmente à Prefeitura, nesta quarta-feira (22). No local será construído o Parque da Tamarineira, com o objetivo de entregar um novo ambiente de lazer à população recifense.

“Agora está no papel, assinado e registrado. A área do antigo Sítio da Tamarineira passa a ser do município do Recife. Uma grande conquista de nossa cidade”, destacou o prefeito na publicação em que mostra a assinatura da escritura do terreno.

Anteriormente, a Prefeitura do Recife já havia recebido 23% do terreno da Santa Casa de Misericórdia para construção do parque, em troca de lotes no Antigo Aeroclube, no Pina, na Zona Sul.

Em janeiro, uma matéria da jornalista Katarina Moraes detalhou, em documentos obtidos com exclusividade pelo JC, que o município já tinha conhecimento de que possuía pelo menos 25 mil m², dos 105 mil m² quando anunciou a troca.

O Projeto de Lei enviado por João Campos à Câmara Municipal, em outubro de 2023, para autorizar a troca, foi aprovado pelos parlamentares. Com o combinado, a cessão do Sítio Tamarineira à prefeitura foi realizada e a instituição ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife receberia seis lotes de 18 mil m² situados no futuro Parque Eduardo Campos.

De acordo com a Prefeitura, a troca assegura que o Município ganhará 87 mil m2 de área e ainda gera uma economia de R$ 35 milhões para os cofres públicos, valor que precisaria ser pago em caso de desapropriação do terreno.

O Parque

A área situada nas proximidades das Avenidas Norte, Conselheiro Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata, será transformada no Parque da Tamarineira.

Com a posse do terreno assegurada, a Prefeitura do Recife vai iniciar as discussões para a atualização do projeto do Parque da Tamarineira, contratado por meio de concurso público realizado no ano de 2011.

O gestor destacou que as obras já iniciaram e que o novo espaço busca promover lazer e a convivência dos recifenses.

“O parque vai contar com equipamentos tanto para crianças quanto para adultos, estrutura para exercícios físicos, para a contemplação da cidade, com muita área verde e funcionando de forma complementar aos espaços de lazer que já existem. Pode esperar, o Parque da Tamarineira vai ser show demais”, escreveu João Campos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

A Prefeitura garante que o Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos (12 ha) e à frente da Jaqueira (7 ha).

O espaço contará com equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, de exercícios físicos, de convívio e contemplação da cidade, funcionando de forma complementar às áreas verdes já existentes, ajudando a desafogar o Parque da Jaqueira.

Tags

Autor