MEIO AMBIENTE

Recife investe R$ 3,3 milhões em estudos para o enfrentamento do avanço do mar

Projeto deve levar 8 meses para ser executado e vai apontar soluções para a recomposição do trecho de 9,3 quilômetros de extensão na orla

Publicado em 21/06/2024 às 10:44 | Atualizado em 21/06/2024 às 10:52
Notícia

A Prefeitura do Recife anunciou, na última quinta-feira (20), o investimento de R$ 3,3 milhões na elaboração de estudos visando o enfrentamento do avanço do mar nos cerca de 9,3 quilômetros de extensão na orla do Recife. O projeto deve levar 8 meses para ser executado e tem como objetivo apontar as soluções para a recomposição do trecho que abrange os bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem.

O estudo será feito na área que vai desde a Rua Dr. Arlindo dos Santos Maciel até o final da Brasília Teimosa. Além de identificar medidas visando proteger a infraestrutura já existente, os pesquisadores também vão analisar soluções para restituir a largura natural das praias da cidade, promovendo o uso sustentável para o turismo nesta região que impacta a experiência de lazer das pessoas.

De acordo com a presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Gabriela Buarque, a intensa urbanização na faixa litorânea da cidade e as falhas na formação geológica natural dos recifes foram fatores decisivos que contribuíram para o desequilíbrio no balanço sedimentar e recuo progressivo da linha de costa.

“Em áreas costeiras densamente ocupadas e com estreitas faixas de praia frente à erosão do mar, como observamos na orla de nossa cidade, é importante a gente assegurar a resiliência do litoral através da requalificação da faixa de praia. As intervenções que os estudos vão apontar terão o objetivo de promover melhorias significativas para essa área, reconstituindo e adaptando-se aos impactos gerados pelas mudanças climáticas e avanço do mar”, explica Gabriela Buarque.

ORLA PARQUE

Os estudos para o enfrentamento do avanço do mar vão fazer parte do projeto Orla Parque, que visa requalificar toda a orla do Recife, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão.

Coordenado pela Emlurb, a iniciativa prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto já entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, 11 banheiros requalificados e está executando as obras de mais oito. Também estão sendo feitas as requalificações dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas.

Tags

Autor