Abandono: praça incluída em projeto de paisagismo é utilizada como canteiro de obras, em Olinda
No espaço, é possível encontrar instalações com armazenamento de materiais de construção, equipes de obra, banheiros químicos e trator
Revitalização, projeto de paisagismo e plantio de novas árvores. Esta é a proposta da Prefeitura de Olinda para a Praça Coronel Cornélio Padilha, no Bairro Novo. A ação integra a primeira etapa do Programa Novo Caminho, lançado em junho de 2023 e que previa a execução de obras para a melhoria da infraestrutura no município, com intervenções urbanas em vias públicas, praças e na orla.
A etapa inicial teria investimento de R$ 30 milhões e duração prevista de 12 meses. Em dezembro de 2023, o primeiro trecho da intervenção foi entregue, com obras de pavimentação, drenagem, calçadas, iluminação, sinalização viária e arborização em cerca de 600 metros entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cândido Pessoa.
Porém, a população denuncia que a situação da Praça Coronel Cornélio Padilha é de descaso. No espaço, é possível encontrar instalações com armazenamento de materiais de construção, equipes de obra, banheiros químicos e trator. De acordo com a população, entulhos da revitalização da Avenida Getúlio Vargas estão sendo levados para o espaço.
Em entrevista ao Primeiro Impacto, da TV Jornal, a estudante Carolina Andrade afirmou que os moradores foram surpreendidos com a transformação da praça em canteiro de obras. “Em março de 2023, nós fomos surpreendidos com uma equipe com caminhões, tratores e diversos trabalhadores transformando o espaço da antiga quadra no canteiro de obras”, contou.
A Praça Coronel Cornélio Padilha era frequentada por crianças e idosos e ainda era local de prática de atividades físicas, piqueniques e eventos. “Tem sido muito difícil porque eu venho diariamente, mesmo com a praça assim. Começaram a jogar metralha e as crianças ficaram sem espaço para brincar”, contou a estudante Letícia Vieira.
Ao solicitar à Prefeitura de Olinda a devolução do espaço para a comunidade, os moradores foram informados de que ele passaria por uma obra de revitalização. Porém, a planta disponibilizada para eles mostra o projeto exato do que já era a praça.
Em nota, a prefeitura informou que o processo de requalificação da Praça Coronel Cornélio Padilha, incluindo a instalação de equipamentos e iluminação, será reiniciado nesta segunda-feira (15/7).
Segurança
Além da falta de revitalização, outro problema denunciado pelos moradores é a falta de segurança. De acordo com eles, com a falta de iluminação na antiga praça, assaltos frequentes têm acontecido nos arredores.