Dia das Crianças: Cemit dá dicas para prevenir afogamentos e ataques de tubarão no Grande Recife

É necessário estar atento aos trechos da praia onde não é aconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré. Confira orientações

Publicado em 11/10/2024 às 16:57 | Atualizado em 11/10/2024 às 17:10

O Comitê Estadual de Monitoramento aos Incidentes com Tubarões (Cemit) faz um alerta para os cuidados durante banhos na praia durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando também é comemorado o Dia das Crianças, neste sábado (12).

O período de Lua Crescente começou nesta sexta-feira (11) e, por esse motivo, o mar passa pelos fenômenos de quadratura ou marés mortas. De 11 a 13 de outubro, as marés mais altas serão entre 10h40 e 13h, com amplitudes que variam de 1,6 a 2,0 m [veja tábua de marés ao longo da matéria].

De acordo com a secretária executiva do Cemit, Danise Alves, para tomar um banho de mar seguro, é importante ficar atento e procurar apenas águas rasas e abrigadas por barreiras de recifes.

“Apesar de o risco de incidentes com tubarões ser menor nas marés baixas, é preciso atenção pois o amanhecer e o entardecer são os horários de maior atividade de alimentação dos tubarões, que podem se aproximar mais da costa. Associado ao comportamento dos animais, há também o aumento do risco se o banho de mar ocorrer em áreas desabrigadas por recifes”, disse.

Veja também: Grande Recife: saiba o que abre e o que fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças

Outras orientações

O Cemit também orienta que nos trechos onde não existe proteção dos recifes, não é aconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré.

É importante ter atenção às placas e bandeirolas de sinalização, que indicam os riscos de correntezas, fortes ondas e animais marinhos. Veja mais orientações de quando evitar o banho abaixo:

  • Nos trechos onde o mar é aberto – sem proteção dos recifes, independente da hora do dia ou nível da maré;
  • Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;
  • Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
  • Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciam bem suas presas naturais de humanos;
  • Em locais próximos às desembocaduras de rios, pois os rios deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
  • Se tiver consumido bebida alcoólica;
  • Se estiver sozinho(a);
  • Se possuir objetos brilhantes e chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.

Horários das marés durante a semana do Dia das Crianças

11/10 (Sexta-feira)

04h08 - 0.8m
10h36 - 1.6m
16h51 - 1.0m
22h56 - 1.8m

12/10 (Sábado)

05h41 - 0.7m
11h54 - 1.8m
18h08 - 0.8m

13/10 (Domingo)

00h06 - 2.0m
06h45 - 0.5m
12h53 - 2.0m
19h00 - 0.6m

Equipe do Corpo de Bombeiros ampliada

Neste final de semana, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) vai ativar 12 postos de guardas-vidas:

  • 02 em Olinda;
  • 02 em Jaboatão dos Guararapes;
  • 08 no Recife.

Além disso, o GBMar estará com quatro embarcações à disposição:

  • 01 em Olinda;
  • 01 em Jaboatão dos Guararapes.
  • 02 no Recife;

As embarcações serão usadas para a realização de rondas, e servem para orientar banhistas sobre o salvamento de pessoas em risco.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) orientou que pais e responsáveis "fiquem atentos às crianças para que seja um feriado festivo e sem intercorrências."

Tags

Autor