Coronavírus

PSOL apresentará denúncia contra Bolsonaro por estimular manifestações durante pandemia de coronavírus

Legenda denuncia Bolsonaro por "irresponsabilidade" durante uma pandemia

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 16/03/2020 às 12:31 | Atualizado em 16/03/2020 às 12:42
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Protesto em favor do Governo Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, na Avenida Boa Viagem. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O PSOL vai apresentar, nesta segunda-feira (16), uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por estimular e participar de manifestações pró-governo no último domingo (15) em meio a pandemia de coronavírus.

A denúncia será feita à Organização Mundial de Saúde (OMS) e também será enviada ao Relator Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito a saúde, Dainius Pras. 

>> Mesmo com coronavírus, ato pró-Bolsonaro atrai militantes em Boa Viagem

Bolsonaro havia voltado atrás quanto a convocação para os protestos de domingo e pedido aos apoiadores para repensar ida ao ato, porém, o ato aconteceu da mesma forma. Ele chegou a cumprimentar manifestantes que estavam no Palácio do Planalto, descumprindo o isolamento proposto após suspeita de coronavírus.

>> Bolsonaro pede que população repense ida a manifestações de domingo

>> Bolsonaro rebate críticas contra sua participação em atos em meio à crise do coronavírus

A bancada do PSOL solicitará à OMS que notifique o governo do Brasil de suas obrigações e que apure os descumprimentos das normas internacionais por parte do presidente.

 >> Mesmo em isolamento, Bolsonaro vai à manifestação

Na denúncia do PSOL, a postura de Bolsonaro é definida como “extremamente grave e irresponsável” durante uma pandemia, “colocando em risco a saúde dos brasileiros e brasileiras, e da população mundial como um todo”.

A líder do PSOL na Câmara, a deputada Fernando Melchionna, afirmou que o presidente cometeu dois crimes. “Um de saúde pública, ao estimular e participar dos atos deste domingo e, por isso, o estamos denunciando na OMS. O segundo crime é contra a Constituição Federal, ao vibrar e fortalecer vozes autoritárias que pedem AI-5 e ditadura. Ele, sem dúvida, não pode continuar governando”, disse a líder.

Comentários

Últimas notícias