Covid-19

Vereador de Olinda questiona restrições por causa do coronavírus

O vereador Márcio Barbosa considerou um exagero as medidas de acesso restrito à Câmara, afirmando que há pessoas que vivem em situação precária e não "pegam esse coronavírus"

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/03/2020 às 19:20 | Atualizado em 19/03/2020 às 20:19
Reprodução / Facebook
Vereador Márcio Barbosa havia criticado decisão da Câmara de Vereadores de Olinda em suspender a entrada da população na Casa - FOTO: Reprodução / Facebook

A Câmara de Vereadores de Olinda, realizou nesta terça-feira (17), sua primeira sessão apenas com a presença dos parlamentares no plenário. No entanto, pouco antes de ser encerrada, o vereador Márcio Barbosa (sem partido), declarou que a medida preventiva contra a disseminação do coronavírus, aprovada pela Mesa Diretora da Casa, seria um exagero.

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

>>Coronavírus: sobe para 28 o número de casos confirmados em Pernambuco

“Ontem (segunda-feira), passei num shopping ali no Pina (zona Sul do Recife), tava aqueles povos (sic), morando naquelas palafitas. Quando você olha ali do carro, tá cheio de lixo, cheio de merda (sic) entendeu? Ninguém pega esse coronavírus, entendeu”, disparou Barbosa.

Mesmo diante de um cenário de pandemia, conforme declarado pela Organização Mundial da Saúde, no último dia 11 - no Brasil já foram registrados 621 casos, e em Pernambuco 28 casos foram confirmados - o vereador justificou sua fala afirmando que as pessoas estavam seguindo sua rotina normalmente. “O shoppings tem mais de cinco mil funcionários, e está funcionando. O metrô está superlotado. Aí a gente está com o povo na rua, mas para atender um advogado, não se pode entrar nessa Casa. Se tiver que contagiar todo mundo, vai contagiar todo mundo aqui”, alegou.

Transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Olinda, não demorou muito para o vídeo da sessão cair nas redes sociais. O posicionamento do vereador foi duramente criticado pelos internautas. Procurado pela reportagem, Márcio Barbosa, explicou que sua atenção era chamar atenção do Poder Público para quem convive em situação precária ter uma assistência melhor.

“A oposição interpretou errado. Os eleitores estão querendo falar com os advogados, mas são impedidos. Se tiver que pegar, pegava os próprios vereadores no plenário. É exagero deles proibir a entrada na Câmara”, reafirmou o vereador, quer foi eleito pelo PCdoB, em 2016, mas foi expulso do partido. Hoje, Márcio Barbosa integra a base do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade).

No entanto, durante a entrevista, ao ser questionado se mesmo ciente da decisão do governo do Estado, anunciada nesta quinta-feira (19), em fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia, para conter o avanço do coronavírus no Estado, a medida adota pela Câmara continuaria sendo um exagero. Barbosa respondeu que não.

"Naquele momento achei um exagero, porque todo o comércio estava funcionando normal, mas hoje não. Diante do que está acontecendo, vendo os limites que estão sendo tomados”, afirmou o vereador.

O presidente da Câmara Municipal de Olinda, Jorge Federal (PR), afirmou que respeita o posicionamento pessoal do vereador, “mas a decisão da Câmara visa a prevenção e proteção dos servidores e visitantes”, afirmou. “A decisão deve ser cumprida até a próxima deliberação da Mesa Diretora e de acordo com a situação do Covid-19”, completou Federal.

 

Novas medidas restritivas

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta quinta-feira (19), um novo pacote de medidas restritivas. O novo decreto que entra em vigor a partir deste sábado (21) determina o fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

“Bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos exclusivamente para corrida, caminhada e outras práticas esportivas”, destacou o governador.

Ainda durante o pronunciamento, o governador pediu para que a população ficasse em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou.

Antes do anúncio das novas medidas, o governador Paulo Câmara reuniu integrantes do Tribunal de Contas do Estado, para criação de um Grupo de Trabalho que tem como objetivo o acompanhamento de aquisições emergenciais que serão necessárias para o combate e o enfrentamento ao coronavírus em Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias