Coronavírus

Coronavírus: Câmara de Vereadores de Olinda suspende atividades por 15 dias

A sessão ordinária, desta terça-feira (17), será transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal devido a restrição do acesso a casa legislativa por causa do coronavírus

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 16/03/2020 às 19:31 | Atualizado em 16/03/2020 às 19:46
Foto: Reprodução/Youtube
Câmara Municipal de Olinda suspende atividades por 15 dias - FOTO: Foto: Reprodução/Youtube

A Câmara Municipal de Olinda determinou, nesta segunda-feira (16), a suspensão de suas atividades como ação preventiva contra a propagação do coronavírus (Covid-19). Entre as medidas adotadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal , está o acesso a Casa , que será feito apenas por vereadores, servidores e terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, além de fornecedores e empregados que prestam serviços no local.

>> Câmara do Recife libera servidores com mais de 60 anos e toma outras medidas em relação ao coronavírus

>>Alepe adota medidas de prevenção ao coronavírus

>>Veja decretos do governo de Pernambuco e da prefeitura do Recife para conter avanço do coronavírus

A sessão ordinária será realizada , nesta terça-feira (17), com a presença dos parlamentares e servidores que trabalham no plenário. Entretanto, a população só poderá acompanhar a sessão através das redes sociais, onde será transmitida pelo Youtube e Facebook da Câmara de Olinda. “Está previsto colocarmos todos os projetos com pareceres pronto das comissões. Se houver necessidade de algum projeto de urgência, nós vamos convocar todos os vereadores para discuti-lo”, explicou o presidente da Mesa Diretora, o vereador Jorge Federal (PR).

“O objetivo é garantir a segurança das pessoas nesse período. As atividades internas do legislativo, como as comissões e a administração se manterão, mas no horário das 7h às 13, de segunda a sexta-feira”, afirmou Federal.

Também está suspenso a realização de atos e eventos nas dependências da Câmara. Com relação aos servidores públicos acima de 60 anos, foi liberada as atividades sob o regime de teletrabalho. O documento também recomenda que os vereadores, servidores e terceirizados que estiveram em locais onde houve a infecção por Covid-19 “constantes da lista do Ministério da Saúde ou tenham mantido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados” sejam afastados administrativamente por até 14 dias a partir do contato.

 Aulas suspensas em Olinda

 Em Olinda não há nenhuma notificação de casos prováveis da Covid-19, mas algumas providências já estão sendo tomadas. A partir desta quarta-feira (18),  as aulas de escolas municipais e privadas estarão suspensas por oito dias. Profissionais da área da saúde já estão sendo chamados para atuar a partir da segunda-feira (16) nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a prefeitura realizará, nos terminais do Xambá e Rio Doce, a higienização dos veículos. "Todos os ônibus que chegarem vão passar por uma limpeza. Estaremos com uma média de quarenta pessoas a partir de amanhã, durante manhã tarde e noite", explicou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. 
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias