O pronunciamento dado pelo presidente Jair Bolsonaro, na noite da terça-feira (24), causou muita repercussão entre os parlamentares pernambucanos. No discurso, Bolsonaro criticou a cobertura que tem sido feita pela imprensa, as atitudes preventivas tomadas pelos governadores, como fechar comércios e escolas, e pediu o fim da quarentena no País.
>> Durante pronunciamento na TV, Bolsonaro é alvo de panelaços no Grande Recife
A deputada federal e pré-candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT) chamou o presidente de "pateta" e "genocida".
Todo mundo já sabia que o presidente do Brasil era um pateta. Agora, perante o mundo, se comporta oficialmente como genocida, com uma irresponsabilidade inadmissível com o país e os brasileiros. Fiquem em casa. Bolsonaro: vá pra casa. Acabou!
— Marília Arraes (@MariliaArraes) March 24, 2020
O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) também criticou o pronunciamento de Bolsonaro. Em publicação de rede social, o deputado considerou o discurso "o maior desserviço que um agente público poderia promover a um país".
O pronunciamento do presidente agora há pouco foi o maior desserviço que um agente público poderia promover a um país. Recomendar a volta às ruas? Assustador e lamentável.
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) March 24, 2020
O deputado federal e presidente estadual do partido Republicanos, Silvio Costa Filho, afirmou estar "estarrecido" com o pronunciamento de Jair Bolsonaro.
Fiquei estarrecido com o pronunciamento do presidente Bolsonaro. Ele autoriza a volta da população às ruas, ao comércio, escolas, sem nenhum argumento técnico. A fala vai na contramão de todos os líderes mundiais, OMS, Ministério da Saúde, governadores e prefeitos de todo Brasil.
— Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) March 25, 2020
O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB) considerou que Bolsonaro insiste em andar na "contramão" do mundo.
Parece mentira! Mais uma fala surreal do presidente Bolsonaro, que insiste em andar na contramão do mundo. Todas as grandes nações estão seguindo com rigor as medidas necessárias para conter o #COVID19. Só ele insiste em fazer diferente.https://t.co/9N9VczMZ5m
— João Campos (@JoaoCampos) March 24, 2020
Comentários