SÃO PAULO

"Pessoas poderão ser presas", ameaça Doria sobre quebra de isolamento em São Paulo

João Doria concedeu uma entrevista à Rede Globo nesta quinta (9)

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 09/04/2020 às 23:10 | Atualizado em 09/04/2020 às 23:26
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
João Doria é o governador de São Paulo - FOTO: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com informações do Estadão

Em uma entrevista à Rede Globo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu adorar regimes mais rígidos, caso o isolamento social não aumentasse espontaneamente, até o início da próxima semana. Para quem não cumprir a regra, o líder estadual promete multa e até prisão. A decisão do governador vem para mitigar a propagação do novo coronavírus. Até esta quinta-feira (09), o Estado registrou 7.470 casos da covid-19, com 496 mortes.

>> País tem 127 mil casos à espera de testes, diz o Ministério da Saúde

>> Mundo tem mais de 93 mil mortos e mais de 1,5 milhão de infectados por coronavírus

Espero que não tenhamos que chegar nesse patamar, mas procure por opções necessárias em defesa da vida
João Doria

Para Doria, a quarentena com pelo menos 70% da população em todo o Estado é essencial para desacelerar a contaminação com o vírus. "Vamos fazer o teste neste final de semana. Se não elevarmos esse nível, que hoje é de 50%, para mais de 60% e caminharmos para 70%, na próxima semana, não apenas o Governo do Estado, como também a Prefeitura de São Paulo, tomarão medidas mais rígidas", destacou.

O apoio da população é muito esperado por Doria. Ele continuou reforçando que o objetivo da medida é salvar vidas. "Essa não é uma indicação do governo, é uma indicação da medicina, da ciência, das pessoas que conhecem o problema e pedem que as pessoas fiquem em casa e não saiam. Se continuarem saindo, indo às ruas, se agrupando, fazendo o que não devem fazer, teremos mais pessoas infectadas e teremos mais mortes", acrescentou o líder.

Nesta quinta (9), o Brasil bateu mais um recorde de mortos pelo novo coronavírus. O terceiro consecutivo. Nas últimas 24h, 141 pessoas morreram após ter contraído o vírus. O número oficial de casos subiu de 15.927 para 17.857, registrando um aumento de 12% em um dia.

Nos últimos dias o isolamento social tem sido padrão para todas as capitais brasileiras. Mesmo em casos onde a variação foi pequena, houve um aumento na circulação de pessoas nas ruas. Nenhuma cidade brasileira viu suas ruas ficarem completamente vazias durante as últimas semanas.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Citação

Espero que não tenhamos que chegar nesse patamar, mas procure por opções necessárias em defesa da vida

João Doria

Comentários

Últimas notícias