Mudança

Governadores reagem à saída de Henrique Mandetta do Ministério da Saúde

Ministro foi demitido por Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (16). O oncologista Nelson Teich assume o posto

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 16/04/2020 às 19:51 | Atualizado em 16/04/2020 às 19:58
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, afirmou que a demissão de Mandetta foi política - FOTO: Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Governadores de vários estados reagiram, nesta quinta-feira (16), ao afastamento de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus no País. A demissão foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que anunciou durante a tarde o novo titular da pasta, o oncologista Nelson Teich.

>> Novo ministro da Saúde, Nelson Teich fala em "alinhamento completo" com Bolsonaro, mas diz que não haverá "movimento brusco"

>> Paulo Câmara e Geraldo Julio criticam demissão de Mandetta

>> Bolsonaro é alvo de panelaço no Recife durante pronunciamento sobre saída de Mandetta

Os gestores estaduais usaram o Twitter para comentar a demissão do auxiliar de Bolsonaro. Ferrenho adversário do chefe do Executivo nacional, João Doria (PSDB), governador de São Paulo, classificou a saída de Mandetta do ministério como uma "perda para o Brasil". "A saída do Mandetta é uma perda para o Brasil. Agradeço o apoio e contribuição com o Estado de SP no combate à pandemia. Desejo êxito ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, e espero que siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS", afirmou o tucano. 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que foi diagnosticado com a covid-19 no início da semana, endureceu o tom contra Bolsonaro e disse que a decisão de afastar seu ministro da Saúde durante uma pandemia foi política.

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, disse respeitar a prerrogativa do presidente de montar a sua equipe, mas lamentou a saída de Mandetta, a quem agradeceu a atenção dada aos gaúchos durante a crise causada pelo coronavírus.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também usou o Twitter para comentar as mudanças ocorridas no Ministério da Saúde. O petista disse estar preocupado com o cenário e fez elogios a Mandetta, afirmando, por exemplo, que ele "demonstriiu conduzir seu trabalho com o rigor técnico necessário" e "colocando a ciência em primeiro lugar".

Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, agradeceu a atenção dada por Mandetta ao povo paraense. "Gratidão, Luis Henrique Mandetta. Desejo sorte ao novo ministro, Dr. Teich, tendo a certeza de que continuaremos com nossa parceria de alto nível com o Ministério da Saúde".


Comentários

Últimas notícias