Entrevista

Para Cristovam Buarque, Bolsonaro "não bate bem da cabeça"

Presidente foi criticado por sua participação em um ato que defendia uma nova intervenção militar no país

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/04/2020 às 9:54 | Atualizado em 20/04/2020 às 10:37
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Cristovam Buarque concedeu entrevista à Rádio Jornal - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) fez duras críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda-feira (20), um dia depois de o chefe do Executivo ter participado de ato que defendia, entre outros, o fechamento do Congresso Nacional e uma intervenção militar no Brasil

"Tenho uma visão de que o presidente (Bolsonaro) não bate bem da cabeça, dizem que ele é um grande estrategista, mas a única estrategia dele é segurar 20% para chegar ao segundo turno em 2022. Ele quer segurar a turminha dele e não está se importando com o Brasil, não parece ser do interesse da presidência, parece ser interesse de candidato", afirmou Cristovam em entrevista à Rádio Jornal.

>> Bolsonaro participa de manifestação no QG do Exército, em Brasília

>> 'Quem vai convencer os governadores será o povo fazendo manifestações', diz Bolsonaro sobre reabertura do comércio

Após ser alvo de críticas por sua participação no ato, Bolsonaro defendeu o regime democrático nesta segunda-feira. "No que depender do presidente Jair Bolsonaro, democracia e liberdade acima de tudo", afirmou a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã.

Mas na visão de Cristovam Buarque o discurso do presidente é dúbio. "A democracia do ponto de vista do Congresso está funcionando, mas quem hoje não está funcionando dentro da democracia, no seu comportamento, é o presidente que vai a uma manifestação em frente ao quartel com cartazes pedindo ditadura. Um dia ele diz uma coisa depois outra. Não merece credibilidade quando fala uma vez em democracia e passa a vida elogiando a tortura", disse.

"Democratas erraram"

Buarque ainda disse que a realização de manifestações pedindo a volta da ditadura mostra que os democratas erraram. "Erramos ao não apurar melhor o que houve no regime, preferimos fechar a boca e os olhos. Inclusive os crimes da esquerda. O que aconteceu no aeroporto em Recife? E o que aconteceu com justiçamento de companheiros. E principalmente os crimes do estado, tortura, desaparecimento, se fizéssemos isso Bolsonaro não teria sobrevivido, todos saberiam a realidade. E não foi só esse erro, a epidemia está aqui e temos milhões de pessoas sem esgoto e isso não foi Bolsonaro", disse.

Sergio Moro

Sergio Moro fica calado, pois fica com a ideia de ser indicado ao Supremo, mas todo gesto tem ônus e bônus. Ele fortaleceu a indicação, mas enterrou a chance de ser aprovado no Senado.
Cristovam Buarque, ex-senador da República

Durante a entrevista, o ex-senador também questionou a postura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, diante da postura de Jair Bolsonaro. "Por conta da pandemia do coronavírus, a manifestação não deveria ter ocorrido já que houve aglomeração de pessoas. Isso desmoralizou o ministro da Saúde, desmoralizou muito os quadros militares que ficam em situação difícil e o ministro da Justiça, que não disse uma palavra diante de um comportamento de rasgar a constituição.  

Citação

Sergio Moro fica calado, pois fica com a ideia de ser indicado ao Supremo, mas todo gesto tem ônus e bônus. Ele fortaleceu a indicação, mas enterrou a chance de ser aprovado no Senado.

Cristovam Buarque, ex-senador da República

Comentários

Últimas notícias