Câmara dos Deputados

PDT anuncia pedido de impeachment contra Bolsonaro

Processo só caminhará se o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aceitar dar prosseguimento ao pedido do PDT

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 22/04/2020 às 17:04 | Atualizado em 22/04/2020 às 18:27
Foto: Edmar Melo/ Acervo JC Imagem
Anúncio do pedido de impeachment foi feito pelo presidente do PDT, Carlos Lupi - FOTO: Foto: Edmar Melo/ Acervo JC Imagem

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, usou sua conta no Twitter para informar que o partido pretende protocolar, nesta quarta-feira (22), um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados. Segundo o pedetista, o pedido baseia-se na "irresponsabilidade do presidente em meio à pandemia, estimulando indiretamente a contaminação de milhares de pessoas, e dos seus ataques constantes ao Congresso, Judiciário e à imprensa livre".

>> 'Eu não sou coveiro', diz presidente Jair Bolsonaro sobre mortes causadas>pelo coronavírus

>> Datafolha: 64% dos brasileiros são contrários à demissão de Mandetta da Saúde

>> Bolsonaro demite Mandetta do Ministério da Saúde

>> Bolsonaro é o pior entre os líderes que minimizam coronavírus, diz Washington Post

>> Entenda os motivos do isolamento político de Bolsonaro em tempos de pandemia do novo coronavírus

Lupi afirmou, ainda, que o pedido de afastamento do presidente expõe "as ameaças à democracia" que teriam sido feitas pelo militar da reserva em diversas ocasiões. "Caberá à Câmara dos Deputados analisar e votar ou não o nosso pedido. O papel do PDT é defender a democracia e a saúde do povo brasileiro", afirmou o pedetista.

Pouco depois de fazer essa publicação, Lupi fez um outro tweet, dessa vez com um vídeo em que detalha as razões pelas quais o PDT decidiu encaminhar o pedido de afastamento de Bolsonaro ao Congresso. "(O presidente) Passou de todos os limites. Indo para a rua, convocando multidões a se juntar, espalhando essa pandemia do coronavírus que está vitimando milhares de famílias brasileiras. Até onde vai tanta irreponsabilidade?", questionou.

Carlos Lupi também usou o espaço para criticar o fato de Bolsonaro ter participado, no último domingo (19), de um protesto em Brasília em que alguns dos seus participantes pediam um golpe militar e até a reedição do AI-5. "Além disso, vai para a rua incentivar, apoiar, aplaudir a volta da ditadura, do AI-5, da atrocidade que foi o golpe de 1964. Chega, nossos limites se esgotaram. Nós queremos que a Câmara dos Deputados examine esse impeachment e tome a decisão de impedir que essa atrocidade continue governando o Brasil", disparou o líder partidário.

Ex-governador do Ceará e candidato à presidência em 2018, Ciro Gomes também usou suas redes sociais para comentar a decisão do PDT de protocolar o pedido de impedimento de Bolsonaro. "Chega de notinha de repúdio! Temos que confrontar, qualquer que seja a dificuldade politica ou ameaças, a conduta criminosa de Bolsonaro", cravou o pedetista

Para seguir adiante, o processo de impeachment precisa ser acatado pelo presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM). De acordo com a Constituição, um presidente da República só pode ser afastado do cargo caso cometa crime de responsabilidade e seja julgado politicamente pelo Congresso Nacional. Desde a redemocratização, dois presidentes brasileiros passaram por processos de impeachment, Fernando Collor (PTC) e Dilma Rousseff (PT).

Coronavírus

O presidente vem sendo acusado por seus opositores de tomar atitudes "irresponsáveis" desde que as ações de combate ao novo coronavírus começaram a ser implementadas no País. Favorável ao isolamento vertical, onde apenas integrantes de grupos de risco deveriam adotar medidas de distanciamento social, Bolsonaro tem defendido o retorno da população ao trabalho, realizado caminhadas, promovido aglomerações e até mesmo participado de protestos.

Na última semana, o presidente demitiu seu então ministro da Saúde, Henrique Mandetta, por não concordar com a condução que o auxiliar vinha dando à crise sanitária do País. Para ocupar o cargo antes ocupado por Mandetta, Bolsonaro convidou o oncologista Nelson Teich.

Comentários

Últimas notícias