Isolamento

'Saúde é vida", diz Bolsonaro para justificar academia, salão de beleza e barbearias em serviços essenciais

Mesmo com a autorização presidencial, o STF já decidiu que é de responsabilidade dos estados e municípios determinarem o que abre e fecha em suas regiões

Estadão Conteúdo Douglas Hacknen
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Douglas Hacknen
Publicado em 11/05/2020 às 19:48 | Atualizado em 11/05/2020 às 23:00
Foto: Reprodução
Presidente afirmou que pretende ampliar as categorias - FOTO: Foto: Reprodução

Ao chegar ao Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que incluiu entre os serviços considerados essenciais durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) as academias esportivas, salões de beleza e barbearias.

>> Ministro da Saúde soube pela imprensa, na coletiva, que Bolsonaro abriu academias e salões

>> Valdemiro Santiago é acusado de estelionato pelo MPF por vender semente que "cura" coronavírus

>> Teich: discussões sobre isolamento têm sido ''polarizadas por interesse pessoal''

"Coloquei hoje, porque saúde é vida: academias, salão de beleza e cabeleireiro, também. Higiene é vida. Só três [foram definidas] hoje", disse o presidente. "Essas três categorias ajudam mais de um milhão de empregos", argumentou Bolsonaro. 

As definições devem constar em edição extra do Diário Oficial da União. Bolsonaro ainda afirmou que já tem outras atividades em mente para listar como serviços essenciais. Neste domingo (10) Bolsonaro tinha prometido ampliar o rol de atividades consideradas essenciais durante a pandemia. "Amanhã devo botar mais algumas profissões como essenciais. Vou abrir, já que eles não querem abrir, a gente vai abrindo aí", afirmou Bolsonaro a apoiadores.

Com essa ampliação de hoje, a lista, que foi definida pelo Decreto 10.282, de 20 de março, já tem 57 atividades. No último dia 7, o presidente já tinha incluído o setor da construção civil e atividades industriais como essenciais, após reunião com empresários no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo com a autorização presidencial, o STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que é de responsabilidade dos estados e municípios determinarem o que abre e fecha em suas regiões. Dessa forma, esses serviços deverão permanecer fechados até que haja a autorização dos governos locais.

 

 

Comentários

Últimas notícias