Desmentido

Novo ministro da Educação altera currículo após reitor da universidade revelar que ele foi reprovado no doutorado

Decotelli havia colocado em seu currículo que já tinha concluído o doutorado

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 26/06/2020 às 21:42 | Atualizado em 28/06/2020 às 12:52
REPRODUÇÃO
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli - FOTO: REPRODUÇÃO

Após o reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci, revelar que o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, foi reprovado no doutorado que cursou na instituição, o chefe da pasta da Educação alterou o seu currículo, nesta sexta-feira (26). O currículo disponível da plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) constava que Decotelli tinha o título de doutor.

>> Bolsonaro escolhe Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação

>> Conselho Nacional de Secretários de Educação elogia escolha de Decotelli para o Ministério da Educação

Na Lattes constava que o ministro havia concluído o doutorado em 2009, com a tese "Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja", sob orientação de Antonio de Araujo Freitas Jr. Após a revelação do reitor, nesta sexta, o título da tese e o nome do orientador foram excluídos. 

 

REPRODUÇÃO
Trecho do currículo na plataforma Lattes até o início da noite desta sexta - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO/CNPQ
Alteração no currículo do ministro da Educação - REPRODUÇÃO/CNPQ

Em entrevista concedida ao jornalista Cesar Tralli, da Globo, o ministro afirmou que concluiu todo o curso e completou todos os créditos, mas não fez a defesa de tese. O reitor afirmou à repórter Delis Ortiz, da mesma emissora, que Decotelli iniciou o doutorado na universidade, mas não concluiu o curso.

"O senhor Carlos Decotelli cursou o doutorado em administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Estatísticas da Universidade Nacional de Rosário, mas não o concluiu. Não completou todos os requisitos que são exigidos pela nossa regulamentação de doutorado, que exige a aprovação de uma tese final para obter o título de doutor. Portanto, não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário", afirmou Bartolacci.

"Essa tese não foi aprovada e não recebeu um parecer favorável da banca. Portanto, ele não pôde concluir o doutorado que estava realizando na Universidade Nacional de Rosário. E, como consequência, não obteve o título de doutor", explicou. "Segundo os registros da nossa universidade, os cursos que realizou e em que foi aprovado foram em 2008 e 2009. O que falta aprovar é a tese, que é o último requisito que se exige para obter o título de doutor".

Bartolacci informou que Decotelli ainda pode solicitar uma nova admissão à universidade e concluir seus estudos.

*Com informações do G1

Comentários

Últimas notícias