MEC

Novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, fala em 'pacto nacional' pela qualidade da educação

Ribeiro afirmou que é hora de dar atenção à educação básica, fundamental e ao ensino profissionalizante

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 10/07/2020 às 22:42 | Atualizado em 10/07/2020 às 22:49
REPRODUÇÃO
Milton Ribeiro, novo ministro da Educação - FOTO: REPRODUÇÃO

O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que recebeu com honra o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para liderar o MEC e que vai trabalhar de forma incansável para atender às expectativas e necessidades do País. Ribeiro falou que é hora de um "pacto nacional pela qualidade da educação em todos os níveis".

"Sei da responsabilidade da missão. A educação transforma vidas; transforma uma nação. É hora de um verdadeiro pacto nacional pela qualidade da educação em todos os níveis", disse, em nota. O nome de Ribeiro, que é um pastor evangélico, foi bem aceito pela bancada religiosa.

Precisamos de todos: da classe política, academia, estudantes, suas famílias e da sociedade em geral. Esse ideal deve nos unir
MILTON RIBEIRO - MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Ainda por meio de nota, o novo ministro da Educação afirmou que "hora de darmos atenção especial à educação básica, fundamental e ao ensino profissionalizante". "Ao mesmo tempo, devemos incrementar o ensino superior e a pesquisa científica. Atuaremos em articulação com os Estados, municípios e seus gestores para mudar a história da educação do nosso País", destacou.

Influência do ministro da Justiça na escolha de Ribeiro

De acordo com auxiliares diretos de Bolsonaro, o nome de Ribeiro teve forte influência do ministro da Justiça, André Mendonça, que também é evangélico. Segundo o portal UOL, quando o currículo de Ribeiro chegou às mãos de Bolsonaro, o nome teve apoio de vários ministros. Uma fonte disse ao site que "ele é íntegro, competente, bom gestor e agregador".

>> Entenda as polêmicas envolvendo os currículos acadêmicos dos ministros da Educação do governo Bolsonaro

O pastor Milton Ribeiro é educador e advogado. Ele também é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Ele é membro da Comissão de Ética da Presidência da República, desde maio de 2019, mas deixará o colegiado para assumir o MEC.

Apesar de ser segundo-tenente R2 (Armas de Infantaria) do Exército Brasileiro, o pastor não seguiu carreira. Auxiliares do Planalto disseram que não o conhecem e que o que pesou para a escolha de Bolsonaro foi o currículo de Ribeiro.

Citação

Precisamos de todos: da classe política, academia, estudantes, suas famílias e da sociedade em geral. Esse ideal deve nos unir

MILTON RIBEIRO - MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Comentários

Últimas notícias