Prefeito afastado

Vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero assume a prefeitura nesta terça após afastamento de Junior Matuto

O prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) foi afastado do cargo nesta terça-feira (21) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele é alvo de duas operações da Polícia Civil

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/07/2020 às 12:02 | Atualizado em 21/07/2020 às 23:21
Assessoria de imprensa
Vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero (PV) está rompido com o prefeito Junior Matuto (PSB) desde o início do mandato - FOTO: Assessoria de imprensa

Atualizada às 22h05

Com o afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o vice-prefeito Jorge Carrero (PV), tomou posse do comando da prefeitura nesta terça-feira (21), por volta das 14h. "Temos um tempo curto, mas vamos tocar uma ação rápida. Vamos fazer aquilo que pudermos para preparar projetos para aqueles que venham a assumir a cidade após a gente, projetos que possam oferecer soluções para os problemas graves da cidade", afirmou o agora prefeito em exercício em entrevista à TV Jornal.

>> Prefeito de Paulista, Junior Matuto é afastado do cargo por 170 dias

>> "A verdade será restabelecida", diz Junior Matuto após ser afastado do cargo de prefeito de Paulista

Matuto e Carrero estão rompidos politicamente desde o início do segundo mandato do socialista. Nas eleições de 2018, Carrero anunciou apoio ao candidato de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), Armando Monteiro (PTB), e também ao então candidato a senador, Menmdonça Filho (DEM), integrante da chapa majoritária de Armando.

À noite, Junior Matuto se pronunciou pela primeira vez. Por meio de nota postada em suas redes sociais, o socialista disse que “venho a público assegurar que acredito na justiça e as investigações em curso irão esclarecer os fatos e a verdade será restabelecida”.

>> Vice-prefeito de Paulista declara apoio a Armando e Mendonça

Mais cedo, ao Blog de Jamildo, Jorge Carrero relembrou as divergências com Junior Matuto que levaram ao rompimento dos dois e fez críticas à gestão do seu ex-aliado. "As prioridades não eram as que deveriam ser. Recentemente, tenho discutido com a população porque há um programa que não estava sendo cumprido na saúde e na educação. Além disso, há problemas e questionamentos na transparência da gestão, inclusive com multas por parte do Tribunal de Contas e um conjunto de denúncias de desvio de finalidade", apontou Carreiro.

O vice-prefeito descartou a possibilidade de disputar as eleições municipais. "Nesse momento, é hora de pensar na gestão. Tenho que analisar com frieza os problemas da cidade. Confirmo que não disputarei a eleição", pontuou.

Junior Matuto afastado

O TJPE expediu uma medida cautelar determinando o afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) pelo período de 170 dias. O pedido se deu no âmbito de um inquérito policial em tramitação no 2º Grau da Justiça estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Paulista, Fábio Barros (PDT) recebeu uma notificação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) nesta terça (21) que comunica a decisão TJPE pelo afastamento do prefeito. O documento foi encaminhado pelo desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

Por meio de nota, o TJPE informou que a ação corre em segredo de Justiça. "O relator é o desembargador Claudio Jean Virgínio que, esse mês, está de férias, sendo substituído pelo desembargador Alexandre Assunção", diz trecho da nota.

Operações da Polícia Civil

Junior Matuto é alvo das operações "Chorume" e "Locatário" deflagradas nesta terça-feira (21) pela Polícia Civil de Pernambuco. A Chorume investiga empresários e agentes públicos por supostos crimes de fraude em licitação, peculato e organização criminosa. Na "Operação Chorume" foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, um de suspensão do exercício de função pública e outro suspensão temporária de participação em processos licitatórios, nas cidades do Recife, Paulista e Caruaru.

Já a Operação Locatário é mais abrangente e investiga os crimes de peculato, dispensas indevida de licitação, uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro, também envolvendo empresários e agentes públicos.

Foram cumpridos, em Recife, Paulista, Olinda, Surubim e Sairé, 14 mandados de busca e apreensão, sete mandados de suspensão do exercício de função pública, um mandado de suspensão temporária de participar de licitações e sequestro de bens imóveis e valores dos investigados. O TJPE expediu todos os mandados das duas operações.

PSB

Através de nota, o PSB Pernambuco disse estar surpreso com o afastamento do prefeito Junior Matuto.

O PSB de Pernambuco recebeu com surpresa a notícia do afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto, do comando da administração da cidade na manhã desta terça-feira. A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro informa que tem confiança no trabalho desempenhando pelo prefeito Junior Matuto e enfatiza a importância do aprofundamento das investigações na certeza de que todos os fatos serão plenamente esclarecidos.

Comentários

Últimas notícias