Eleições

TRE deve decidir se regras sanitárias contra o coronavírus serão adotadas durante campanha eleitoral em Pernambuco

A consulta poderá impactar sobre a propaganda eleitoral, a pré-campanha e as convenções partidárias no estado de Pernambuco

Agência Brasil Douglas Hacknen
Cadastrado por
Agência Brasil
Douglas Hacknen
Publicado em 28/08/2020 às 20:04 | Atualizado em 28/08/2020 às 21:05
José Cruz/Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral aprovou o calendário das eleições municipais de 2020 - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco (MPE/PE) apresentou consulta ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE/PE) para que o órgão manifeste seu entendimento sobre a adoção de medidas sanitárias durante a campanha e pré-campanha. Instituídas pelos governos federal e de Pernambuco, devido à pandemia da covid-19, as medidas visam diminuir o contágio do vírus. A decisão poderá impactar também a propaganda eleitoral e as convenções partidárias.

>> TRE proíbe aglomeração em atos de campanha e pré-campanha em Pernambuco

>> Bolsonaro diz que não entrará na campanha para eleições municipais no 1º turno

>> Eleições 2020: De olho no tempo de TV, Daniel Coelho quer levar discussão sobre unidade da oposição no Recife até o fim

O documento questiona se os atos de propaganda eleitoral que gerem aglomeração de pessoas (comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, distribuição e afixação de adesivos, entre outros), e as atividades do período conhecido como pré-campanha, estão sujeitos às normas sanitárias vigentes. O questionamento foi assinado pelo procurador regional eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, e seu substituto, Fernando José Araújo Ferreira.

O órgão solicitou que o TRE/PE se posicione também sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção para circulação em espaços públicos e privados, em vias públicas e em transportes públicos coletivos, tanto nos atos de propaganda eleitoral e pré-campanha, como nas convenções partidárias que se realizem na forma presencial.

>> Onze partidos estão aptos para receber Fundo Eleitoral nas eleições municipais deste ano

De acordo com o MP Eleitoral, existe um conflito aparente entre a legislação eleitoral, que autoriza atividades que podem reunir grande número de pessoas, e as normas sanitárias editadas em função da pandemia, como o decreto do Governo do Estado de Pernambuco que proíbe aglomeração de mais de dez pessoas em todos os espaços abertos ao público, e a Portaria 1.565/2020 do Ministério da Saúde, que aponta a estrita necessidade de serem mantidas medidas de distanciamento social.

Na consulta, o MP Eleitoral apresenta um panorama da pandemia no Brasil – que supera a marca de 118 mil mortos – e, mais especificamente, no estado de Pernambuco, que apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade do país em decorrência da Covid-19 (6,2% das pessoas contaminadas) e vem mantendo, desde o final de maio, uma média móvel superior a 900 mortes a cada sete dias.

O procurador Wellington Saraiva destacou que "devido à manutenção da gravidade da pandemia da covid-19, é preciso que a Justiça Eleitoral defina se devem prevalecer as normas sanitárias estaduais e federais, mesmo diante da permissão das leis eleitorais para realização de atos de campanha, de pré-campanha e convenções partidárias”. 

Horário de votação ampliado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (28) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e estarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

Comentários

Últimas notícias