Eleição municipal

Eleições 2020: De olho no tempo de TV, Daniel Coelho quer levar discussão sobre unidade da oposição no Recife até o fim

Daniel está confiante de que sua candidatura é competitiva, mas admite que pode desistir em nome de uma unidade com Mendonça e Feitosa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/08/2020 às 14:08
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Se houver uma filiação (do presidente da República ao PL), o Cidadania vai fazer a análise, considerando todos os aspectos. Mas o Cidadania como partido não vai apoiar Bolsonaro", garantiu o deputado federal Daniel Coelho, presidente da legenda no Estado e um dos integrantes do bloco Levanta Peranmbuco, com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (Cidadania) garante levar até o último momento a discussão sobre uma candidatura única dos partidos que se uniram para fazer oposição ao PSB desde 2018, entre eles o DEM, que pode lançar o ex-ministro Mendonça Filho, e o PSC, que tem o deputado estadual Alberto Feitosa como nome cotado para a disputa.

>> "Dividir a oposição só favorece João Campos e Marília Arraes", diz André Ferreira sobre eleição no Recife

>> Mendoça Filho defende manutenção do diálogo da oposição, mas não abre mão da pré-candidatura

Na visão de Daniel, a experiência de 2016 — quando ele foi candidato a prefeito pelo PSDB e Priscila Krause pelo DEM e ambos ficaram fora do segundo turno — deve ser levada em conta. "Ninguém tem dúvida de que temos uma candidatura competitiva, mas estamos discutindo uma unidade. O governo faz uma unidade fácil, pois usa a estrutura da máquina. Quem já está se lançando de oposição ainda não está com apoio partidário, são projetos mais individuais, quem quer projeto coletivo demora mais, escuta, conversa. Temos a experiência de 2016 de que candidatura isolada tem dificuldade, então vamos dialogar", afirmou o parlamentar ao JC.

Quando a eleição começar, a campanha de rua terá limitações por conta da pandemia do coronavírus. Então, apesar do espaço das redes sociais, não se pode dizer que a exposição em TV e rádio não terá peso.
Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife.

A oposição ainda não tem o martelo batido sobre uma única candidatura. A delegada Patrícia Domingos (Podemos), que no passado chegou a ter o nome especulado numa aliança com o próprio Daniel, decidiu se lançar candidata. Alberto Feitosa também já afirmou que aceita apoios, mas que não irá retirar sua postulação para poiar outros nomes e Mendonça Filho fala que é preciso continuar dialogando.

"O que escuto de todos os partidos é o desejo de unidade. A gente vai tentar construir isso até o final, é natural que tenhamos algumas candidaturas com mais chances de vingar e outras que a própria pré-campanha é o objetivo do partido, ou seja abrir espaço, para seus vereadores. Quem quiser se colocar como candidato de todo jeito antecipadamente tende a ficar isolado, acho que o melhor é aguardar até a data convenção, se conseguirmos uma unidade antes, faremos um lançamento coletivo", disse Daniel. O grupo ainda conta com partidos como o PSDB e o PTB, todos estiveram juntos no palanque de Armando Monteiro em 2018, que disputou o pleito contra Paulo Câmara (PSB) e foi derrotado no primeiro turno.

Convenção

Ainda de acordo com Daniel Coelho, caso o grupo chegue num limite sem unidade, há a discussão de a candidatura com maior apoio partidário receber o apoio dos demais. "O Cidadania vai segurar a convenção, se precisar, até o ultimo dia. Se houver consenso num caminho o Cidadania segue, não posso fazer esse discurso só se me for conveniente, temos o compromisso de que se houver unidade, faremos a convergência. Mas, estou confiante de que a nossa candidatura será a escolhida, com todo respeito aos demais", pontuou.

Citação

Quando a eleição começar, a campanha de rua terá limitações por conta da pandemia do coronavírus. Então, apesar do espaço das redes sociais, não se pode dizer que a exposiç&atild

Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife.

Comentários

Últimas notícias