CRÍTICA

Mendonça sugere que Paulo Câmara só liberou eventos corporativos para permitir que convenção do PSB tenha aglomeração

A partir da próxima segunda (7) serão permitidos eventos corporativos em Pernambuco, desde que não ultrapassem as 22h e respeitem outras regras como público máximo de 100 pessoas, ou ocupação de até 30%

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 05/09/2020 às 11:20 | Atualizado em 05/09/2020 às 19:21
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
"Como é tradição do PSB e dos governos socialistas, quem se beneficia são sempre os de casa", declarou o ex-ministro - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Atualizada às 19h19

Ex-ministro e pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), criticou, na sexta-feira (4), a decisão do governo de Pernambuco de liberar a realização de eventos corporativos a partir da próxima segunda-feira (7). As reuniões estão autorizadas desde que não ultrapassem as 22h e respeitem outras regras como público máximo de 100 pessoas, ou ocupação de até 30%. Para o democrata, a medida foi tomada “às pressas” e com o objetivo de permitir que a convenção do PSB, que deve lançar João Campos na disputa, tenha aglomeração. Após a declaração de Mendonça, tanto governo do Estado quanto o PSB-PE enviaram notas de resposta.

» Pernambuco libera eventos corporativos com até 100 pessoas a partir de segunda-feira (7)

» Sem acordo no bloco de oposição, Mendonça Filho (DEM) oficializa sua candidatura à Prefeitura do Recife dia 16 de setembro

“É inevitável o raciocínio, [o governador Paulo Câmara (PSB)] liberou para atender a necessidade da convenção do PSB para homologar a candidatura de João Campos”, disse Mendonça em um vídeo publicado nas redes sociais. “Como é tradição do PSB e dos governos socialistas, quem se beneficia são sempre os de casa”, declarou o ex-ministro.

Na publicação, Mendonça afirmou ainda que “o desrespeito do PSB com quem trabalha no Recife e em Pernambuco a cada dia se supera”. De acordo com o pré-candidato do DEM, o governo do Estado prejudicou profissionais que trabalham com eventos culturais e sociais, que seguem proibidos.

“Depois de massacrar os profissionais de eventos com falta de diálogo e sem um protocolo de abertura das atividades, o Governo Paulo Câmara anunciou às pressas a liberação de eventos corporativos para mais de 100 pessoas com um único objetivo: permitir que a convenção de seu candidato João Campos tenha aglomeração”, escreveu Mendonça em seu perfil oficial no Instagram.

Após publicação desta matéria, o governo do Estado, por meio de nota, rebateu as declarações do democrata afirmando que o retorno dos eventos corporativos foi "fruto de um diálogo permanente com a representação do setor, para que a retomada seja gradual e, conforme os números da pandemia permitam, tenha a carga da operação da atividade ampliada". 

"Para proporcionar este retorno a partir de segunda-feira (7), o Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus segue em diálogo com as entidades. As novas regras para possibilitar este retorno de forma segura, com os eventos de natureza corporativa, também são fruto de um trabalho técnico e foram construídas de forma conjunta com a iniciativa privada", diz trecho do comunicado. 

"O Governo estadual ressalta que a realização dos eventos só será possível mediante a adoção de novos protocolos de higiene, saúde e comunicação, como tem ocorrido desde o lançamento do Plano de Convivência, semana a semana, de forma regionalizada e bem-sucedida, respeitando os dados do comportamento da pandemia", complementou. 

A Frente Popular do Recife, através de nota assinada pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também se manifestou sobre as falas do ex-ministro da Educação, acusando-o de disseminar "fake news". Segundo o dirigente, o partido teria divulgado o modelo da convenção, em formato virtual no dia 2 de setembro, um dia antes do governador Paulo Câmara autorizar a realização de eventos corporativos a serem realizados no Estado. 

"Esse mesmo senhor participou de ato, em frente à sede do Governo de Pernambuco, no dia 1/09, que reivindicou a retomada desse perfil de evento no estado, inclusive, registrando em suas redes sociais sua inexpressiva participação. O que deixa muito claro todo o oportunismo e a sua contradição e que está se notabilizando como criador de factoides e disseminador de fake news", finalizou Guedes


 

Veja as notas do Governo do Estado e a Frente Popular do Recife na íntegra:

Governo de Pernambuco

"O Governo de Pernambuco esclarece que, como ocorre na flexibilização de todos os segmentos em atuação no Estado, o retorno dos Eventos é resultado de um diálogo permanente com a representação do setor, para que a retomada seja gradual e, conforme os números da pandemia permitam, tenha a carga da operação da atividade ampliada.

A decisão de flexibilizar a retomada gradual de eventos em todo o Estado, seccionando este retorno em três categorias (corporativos, sociais e artísticos) e iniciando pelo setor corporativo com público de até 100 pessoas, foi um pleito de instituições como ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Recife Convention & Visitors Bureau e Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, que têm participado de reuniões com a gestão pública desde a última semana.

Para proporcionar este retorno a partir de segunda-feira (7), o Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus segue em diálogo com as entidades. As novas regras para possibilitar este retorno de forma segura, com os eventos de natureza corporativa, também são fruto de um trabalho técnico e foram construídas de forma conjunta com a iniciativa privada.

O Governo estadual ressalta que a realização dos eventos só será possível mediante a adoção de novos protocolos de higiene, saúde e comunicação, como tem ocorrido desde o lançamento do Plano de Convivência, semana a semana, de forma regionalizada e bem-sucedida, respeitando os dados do comportamento da pandemia.

Informamos ainda que a autorização para realização de eventos sociais e artísticos será dada nas Etapas 9 e 10 do Plano de Convivência, que virão em seguida. A ampliação da capacidade máxima de público para até 300 pessoas, na Etapa 10, também foi uma solução negociada com as empresas de eventos."

Frente Popular do Recife

"Em relação à acusação infundada feita pelo senhor Mendonça Filho, de suposto favorecimento à Frente Popular pelas mudanças promovidas pelo Governo de Pernambuco nas orientações sanitárias para a realização de eventos no estado, é importante esclarecer:


1. A Frente Popular do Recife divulgou à Imprensa, no dia 2 de setembro, omodelo de sua convenção, que ocorrerá de forma virtual e sem as presenças físicas de aliados e militantes, seguindo todas as orientações indicadas, até aquele momento, pelas autoridades sanitárias. Vale ressaltar que o próprio Jornal do Commercio divulgou esse formato, em primeira mão, ainda no dia 1 de setembro.


2. Somente no dia 3 de setembro, o Governo de Pernambuco anunciou mudanças nas orientações sanitárias para a realização de todos os eventos corporativos e de entretenimento a serem realizados noestado.


3. Esse mesmo senhor participou de ato, em frente à sede do Governo de Pernambuco, no dia 1/09, que reivindicou a retomada desse perfil de evento no estado, inclusive, registrando em suas redes sociais sua inexpressiva participação. O que deixa muito clarotodo o oportunismo e a sua contradição e que está se notabilizando como criador de factoides e disseminador de fake news.

 

Sileno Guedes
Presidente Estadual do PSB"


Encontro com ministro de Bolsonaro

Na sexta, também, o democrata se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para discutir políticas de educação no País. “A pauta principal da nossa conversa foi a educação básica. Neste ano de debate municipal, a educação infantil e o ensino fundamental merecem um olhar especial”, contou Mendonça, que ocupou o posto de Ribeiro na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Mendonça disse ter conversado com o ministro sobre a importância de os municípios terem cada vez mais o apoio do Governo Federal para políticas públicas como a alfabetização e a educação infantil.

Segundo o pré-candidato à PCR, o ministro reafirmou o compromisso do Governo Bolsonaro com a educação básica e a disposição de trabalhar sintonizado com estados e municípios na busca pela melhoria da qualidade do ensino.

“O novo Fundeb é uma grande conquista. Vai mais que dobrar os recursos da União para financiamento da educação básica no Brasil. É muito importante o respaldo do Governo Federal para que esses recursos possam ser bem aplicados na política de alfabetização, melhorando a qualidade e aumentando a oferta de vagas na educação infantil”, afirmou o ex-ministro.

Eventos corporativos liberados

Eventos corporativos poderão voltar a ser realizados a partir da próxima segunda-feira (7), desde que não ultrapassem as 22h e respeitem outras regras como público máximo de 100 pessoas ou ocupação de até 30%, o que for menor. A medida, anunciada pelo governo de Pernambuco nesta quinta-feira (3), é válida para todo o Estado.

O setor foi incluído na fase 6 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a covid-19. Nesta etapa, estão permitidos eventos realizados por empresas públicas, privadas, organizações sociais ou entidades sem fins lucrativos. Todos precisarão cumprir os protocolos de higiene e distanciamento social.

A volta acontece de forma segmentada, eventos sociais devem ser retomados na etapa 9 do Plano de Convivência, ainda sem data prevista. "Dividimos os eventos em corporativos, sociais e culturais. Os eventos sociais, aqueles que têm o objetivo de socialização e comemoração, como casamento, batizado, aniversário, festas, estamos prevendo para a etapa 9, também com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Já para a etapa 10, acrescentamos o aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento", relatou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Pressão para retorno dos eventos

Com as atividades paradas há mais de cinco meses, profissionais ligados ao setor de eventos realizaram um protesto, na última terça-feira (1º), pedindo que o governo do Estado estabelecesse uma data para o retorno das atividades. O grupo se concentrou na Praça do Derby, área Central do Recife, e seguiu em passeata para o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, também no Centro.

Na avaliação da cerimonialista Tatiana Marques, presidente da seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-PE), a movimentação da categoria foi fundamental para o anúncio da retomada. "Não tenho a menor dúvida de que só saiu porque nós pressionamos. Tenho certeza absoluta de que é efeito de uma grande mobilização. É um momento de comemoração", disse.

Com a volta dos eventos corporativos, a expectativa do setor é pelo retorno dos eventos sociais. "Estamos felizes, é um começo. Na esperança de poder atender todos os protocolos e cientes de que a saúde de todos, tanto clientes quanto colaboradores, está em primeiro lugar", afirmou o administrador da casa de recepções Blue Angel, Renato Mello.

Comentários

Últimas notícias