Eleições 2020

No Recife, candidatos usam o primeiro fim de semana pós-convenções para se aproximar dos eleitores

Oficialmente, a campanha eleitoral só começa no dia 27 de setembro, mas a legislação em vigor não impede que postulantes a cargos no Executivo e no Legislativo apresentem suas propostas à população

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/09/2020 às 18:17
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
DEM Foco de Mendonça Filho foi no ensino integral e empreendedorismo - FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Atualizada às 22h31 do dia 20 de setembro de 2020

Com chapas montadas e homologadas pelos seus respectivos partidos, muitos candidatos a prefeito do Recife aproveitaram o primeiro fim de semana pós-convenções para ir às ruas e estreitar o contato com o eleitor, enquanto outros optaram por realizar reuniões e montagem de plano de governo. Oficialmente, a campanha eleitoral só começa no dia 27 de setembro, mas a legislação em vigor não impede que postulantes a cargos no Executivo e no Legislativo apresentem suas propostas à população, movimento que foi bastante explorado por vários deles neste sábado (19).

A deputada federal Marília Arraes (PT), por exemplo, esteve na manhã do sábado (19) nos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana. Nas visitas, a petista debateu investimentos em espaços públicos que preservem áreas verdes e a necessidade de uma maior atenção da gestão em esporte, lazer, infraestrutura, saúde e creches. "A vida nas comunidades precisa de mais atenção. Elas devem ser dotadas de estruturas e equipamentos que atendam às necessidades de seus moradores", disse a parlamentar, através de nota.

>> Candidatos no Recife terão que lidar com o desafio de fazer campanha durante a pandemia

>> Com fim das convenções, veja os candidatos a prefeito do Recife nas eleições 2020

>> Eleições municipais 2020 adiadas para 15 de novembro

A agenda de Marília Arraes no domingo (20) começou no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, na Comunidade do Bueiro. Acompanhada da candidata a vereadora Suzi Rodrigues, presidente licenciada do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, e do líder comunitário Wanderson, a petista ouviu da população local que a maior demanda da área é por saneamento básico. "Investir em saneamento básico é investir em prevenção, na saúde das pessoas. E essa é uma prioridade que temos para combater as desigualdades no Recife", disse Marília em uma rede social.

Em seguida, Marília fez uma visita ao habitacional Ignêz Andreazza, na Vila Tamandaré, bairro de Areias, e afirmou, em publicação nas redes sociais, que não se pode conversar sobre o Recife sem ouvir quem mora no local. "Escutei dos comerciantes do Ignêz que eles precisam de mais apoio do poder público para manter seu pequeno negócio. Me comprometo com isto", afirmou. Ela estava acompanhada do candidato a vice-prefeito João Arnaldo (PSOL) e do candidato a vereador Áureo Cisneiros.

A candidata também andou pelas ruas do bairro do Ipsep e ressaltou um dos objetivos do seu projeto Cidade Inteligente, o de fortalecimento da economia de bairros. "Tenho certeza que Áureo Cisneiros, candidato a vereador pelo PSOL, vai nos ajudar", disse a petista nas redes sociais.

Depois Marília também foi ao bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte, na companhia de João Arnaldo e da candidata a vereadora Eliane Bezerra (PT). A andança se encerrou na Rua do Bom Jesus, bairro do Recife. 

Candidato do DEM, Mendonça Filho usou parte do seu sábado (20) para conversar com comerciantes do Centro Comercial de Água Fria. No local, o democrata afirmou que, caso seja eleito, pretende valorizar as feiras e o comércio de bairro. O ex-governador de Pernambuco também aproveitou a ocasião para criticar o modo como a atual gestão lida com as necessidades dos micro e pequenos empresários da cidade. "O recifense é um dos maiores pagadores de impostos do Brasil. Uma pessoa que faz bolo em casa para vender, se criar uma microempresa, vai pagar IPTU mais caro. Isso é um desestímulo a quem quer empreender e gerar empregos", disparou.

Foto: BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) conversa com comerciantes de Água Fria - Foto: BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO

No domingo (20) pela manhã, Mendonça visitou a população as comunidades Alto do Rosário e Vila Boa Vista, no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte. Ele ouviu reclamações sobre limpeza urbana, saneamento básico, calçamento, situação das barreiras no local e em especial sobre o ensino público. Na ocasião, ele classificou o ensino integral como uma de suas prioridades caso seja eleito.

Ex-ministro da Educação, o candidato ressaltou as ações promovidas durante a sua gestão na pasta. "No MEC, fortalecemos o ensino público com muitas ações e projetos, como a Política de Educação Conectada e o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O meu compromisso é cada vez mais continuar investindo em educação de qualidade para que os jovens das comunidades carentes do Recife tenham oportunidades no mercado de trabalho e um futuro melhor", disse Mendonça.

O candidato viu a situação de moradores da comunidade Vila Boa Vista que moram em casas próximas da encosta e do Alto do Rosário, cujos terrenos não estão regularizados. "Vamos trabalhar para resolver a questão da regularização dos terrenos, concedendo a propriedade às pessoas, e cuidar da legalização dos imóveis, para criar projetos estruturais que garantam a segurança dessas áreas de risco", afirmou.

Mendonça ainda falou com moradores que vivem nas proximidades do canal do Rio Morno e fez críticas à gestão do PSB. "Olha o estado do rio, sujo, mal cuidado e mal tratado. A limpeza aqui só vem de quatro em quatro anos, geladeira, lixo, todo tipo de entulho no rio. Meu compromisso é mudar essa realidade, investir em saneamento básico e limpeza permanente com conscientização da população", afirmou.

O deputado federal João Campos (PSB), por sua vez, visitou a Zona Oeste da capital ao lado do vereador Chico Kiko (PP) no domingo (20). O parlamentar passou pelos bairros de Areias, Jiquiá e Estância, conversou com moradores e comerciantes e afirmou ter disposição para ouvir as demandas de todos. "Estamos aqui para ouvir e buscar as soluções para as demandas e tantos desafios que ainda temos na nossa cidade, com muita disposição para resolvê-los. Para fazer um bom governo, temos que ouvir o povo e esse diálogo tem que ser permanente", declarou o socialista.

Fotos: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE
João Campos e Chico Kiko percorrem a Zona Oeste do Recife - Fotos: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE

João Campos cumpriu agenda no domingo (20) no bairro do Curado, na Zona Oeste, onde conversou com populares e atletas amadores para tratar da pauta do esporte, direcionada principalmente à juventude. "É muito importante trazer a juventude para o esporte, dando oportunidades e tirando do ócio. O esporte, assim como a educação, abre portas e a gente tem que dar essas chances para os jovens dentro do esporte", afirmou João.

O socialista acompanhou um torneio de pelada do bairro ao lado do ex-jogador Carlinhos Bala e candidato a vereador pelo PP, partido que integra a Frente Popular, . João ainda arriscou embaixadinhas e exaltou o projeto social do ex-jogador, que insere os jovens na prática do futebol. "É uma pessoa humilde e amigo dos amigos. Deu muitas alegrias aos pernambucanos e agora quer colocar sua vida a serviço da sua cidade. Quer continuar ajudando o povo daqui", disse João.

Acompanhado pela candidata a vereadora Edna Costa (PCdoB), João também visitou a comunidade do Caçote, em Areias, para ouvir demandas da população. Desde quando oficializou sua candidatura, na convenção partidária da última terça-feira (15), João Campos visitou oito comunidades do Recife.

No sábado, no Passarinho, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) se solidarizou com moradores, que enfrentam problemas bem específicos de quem mora em um bairro limítrofe. Neste caso específico, a área fica entre o Recife, Olinda e Paulista e a população relata que muitas vezes a gestão de uma cidade credita à outra a responsabilidade pela resolução de problemas existentes no local. "Ninguém faz nada pelo bairro. Pela quantidade de lixo acumulado na rua é fácil perceber que a coleta não é realizada da forma correta. São áreas que um município joga a responsabilidade para o outro e quem sofre é a população, que fica sem os serviços básicos para o dia a dia. Transtornos que causam indignação em quem vive nessas áreas e em quem presencia tamanho descaso. Não podemos aceitar essa situação", pontuou a candidata.

Foto: TIAGO CALAZANS
Delegada Patrícia Domingos (Pode) visita o bairro do Passarinho, no Recife - Foto: TIAGO CALAZANS

No domingo (20) a candidata realizou uma reunião de coordenação e planejamento da campanha na sede do Podemos, na Ilha do Leite, área central do Recife. Participaram do encontro o coordenador da campanha e deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), do candidato a vice-prefeito, Léo Salazar (Cidadania) e de voluntários que irão trabalhar durante a sua campanha.

"Patrícia tem uma equipe de voluntários que está entusiasmada e com muita garra. Isso é decisivo numa eleição. Enquanto os outros contratam militância paga, ele conta com gente que acredita no projeto de forma espontânea", pontuou Daniel Coelho.

A reunião foi pautada em soluções para a capital pernambucana nas áreas de segurança, mobilidade urbana e empreendedorismo, além da agenda de campanha desta semana. "Estamos provando que é possível fazer uma campanha com ideias e não com dinheiro. É o desejo de mudança que atrai essa mobilização espontânea porque nós representamos essa mudança", afirmou Patrícia Domingos.

O deputado estadual Alberto Feitosa aproveitou a manhã para visitar a ONG Eu Amo Animais, do ativista Elpídio Araújo, que fica no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife. "O Recife não pode mais ser a capital do abandono. É dever do poder público desenvolver políticas que conscientizam e punam aqueles que abandonam animais. E nós vamos fazer isso na Prefeitura do Recife. Esse é o meu compromisso", afirmou. Em seguida, acompanhado da pré-candidata a vereadora Germana Lacerda (PSC), o parlamentar fez uma caminhada pela UR-7, na Várzea.

Foto: DIVULGAÇÃO
Alberto Feitosa (PSC) caminha pela UR-7 - Foto: DIVULGAÇÃO

Vestido com a camisa do Brasil, o candidato Alberto Feitosa (PSC) esteve neste domingo (20) com seu candidato a vice, Pastor Wellington Carneiro (Patriota), num café da manhã com apoiadores no Mercado da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, onde cumprimentaram populares.

"Tivemos um encontro muito proveitoso com apoiadores do nosso projeto, onde discutimos os incontáveis problemas que são encontrados na nossa cidade e apresentamos as soluções viáveis para desenvolver o Recife, não projetos que não saem do papel, como faz a atual gestão", afirmou Feitosa.

Feitos e Wellington também participaram do culto da Igreja Verbo da Vida, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, presidida pelo pastor Daniel Oleiro. "Saímos da Casa de Deus ainda mais fortalecidos por nosso propósito e recarregados de bons sentimentos para mais uma semana de muito trabalho para mudar o nosso Recife", afirmou Wellington Carneiro.

Quem também foi às ruas no domingo (20) foi o candidato Marco Aurélio Medeiros (PRTB). Ele fez visitas nas comunidades de Bomba do Hemetério, Linha do Tiro e Dois Unidos.

Ainda no domingo (20), o candidato a prefeito do Recife pelo Partido Novo, Charbel Maroun, participou de uma caminhada em Boa Viagem, Zona Sul, para apresentar as ideias do partido.

O candidato a prefeito do Recife pelo PSL, Carlos Andrade Lima, aproveitou o domingo para a finalização do plano de governo. No sábado (19), ele já havia se reunido com a coordenação da campanha do PSL na capital.

Fotos: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE
João Campos e Chico Kiko percorrem a Zona Oeste do Recife - FOTO:Fotos: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE
Foto: PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
Vermelho, nem na própria máscara - FOTO:Foto: PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
Foto: BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) conversa com comerciantes de Água Fria - FOTO:Foto: BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO
Foto: TIAGO CALAZANS
Delegada Patrícia Domingos (Pode) visita o bairro do Passarinho, no Recife - FOTO:Foto: TIAGO CALAZANS
.
Eleições 2020 - FOTO:.
Foto: DIVULGAÇÃO
Alberto Feitosa (PSC) caminha pela UR-7 - FOTO:Foto: DIVULGAÇÃO
RODOLFO LOEPERT/FRENTE POPULAR DO RECIFE
PSB João Campos priorizou visitas em bairros da Zona Oeste do Recife - FOTO:RODOLFO LOEPERT/FRENTE POPULAR DO RECIFE

Comentários

Últimas notícias