Disputa eleitoral

Brega-funk e passinho têm espaço garantido na campanha eleitoral do Grande Recife

Seja usando a batida para compor suas peças de publicidade ou até mesmo dançando, alguns candidatos têm aproveitado a popularidade do estilo na eleição deste ano

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/09/2020 às 12:22 | Atualizado em 30/09/2020 às 10:48
FOTO: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE
O deputado João Campos (PSB) é um dos candidatos a prefeito que têm usado o brega-funk em seu material de campanha - FOTO: FOTO: RODOLFO LOEPERT/ FRENTE POPULAR DO RECIFE

.
Eleições 2020 - .

Atualizada às 10h48 do dia 30 de setembro de 2020

Com a campanha deste ano tendo início neste domingo (27), candidatos a prefeito e a vereador já começam a lançar seus materiais de campanha, distribuir panfletos e adesivos, e a divulgar, sobretudo nas suas redes sociais, jingles e vídeos oficiais. No Recife, cidade berço do brega-funk e do passinho, chama a atenção o fato de que alguns candidatos se atentaram a essa tendência cultural e têm usado esse estilo musical em suas peças eleitorais.

O deputado federal João Campos (PSB), por exemplo, publicou um vídeo em seu Instagram na manhã de hoje com trechos que têm uma batida bem familiar aos ouvidos do recifense. "Tá aqui um dos sons que vai marcar a nossa campanha. Ela vem cheia de desafios, mas também com esperança e alegria. A gente é da luta que se faz em boa companhia. Chegou a hora. Bora fazer mais e diferente. Com a #FrentePopulardoRecife", escreveu o candidato a prefeito, na legenda do post.

>> Saiba o que pode e o que não pode na campanha das eleições municipais 2020

>> Em Olinda, João Paulo é condenado por propaganda irregular

>> Em giro pelo Recife, Carlos (PSL) e Coronel Feitosa (PSC) apresentam propostas de governo ao eleitorado

 

A música busca ressaltar o que seriam características pessoais do parlamentar de 26 anos, afirmando que ele é "preparado", "sabe enfrentar desafios", "tem garra e compromisso" e "tem liderança". Ao mesmo tempo, o jingle remonta a herança familiar do candidato, que é filho e bisneto dos ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes, respectivamente. A figura dos dois, inclusive, está presente no material, assim como como a informação de que a política "está no sangue" de João.

No Instagram da Delegada Patrícia (Pode), o brega-funk surge em um vídeo no qual ela conta por que quer ser prefeita do Recife, publicado também neste domingo. "Eu quero ser prefeita para mudar o Recife. E mudar o Recife não é um projeto pessoal. É o projeto de todos aqueles que não aguentam mais conviver com problemas que ninguém resolve", diz a candidata na publicação.

Logo em seguida, uma série de depoimentos de pessoas que apoiam a sua candidatura aparece, com o ritmo que se popularizou nos últimos anos tocando ao fundo.


Nesta terça-feira (29), um perfil da Juventude do PT publicou um vídeo da deputada federal Marília Arraes arriscando alguns movimentos da coreografia da música "Ninguém fica parado", da dupla Schevchenko e Elloco.

 

OLINDA

Apesar de esta ser a primeira eleição em que o brega-funk e o passinho devem ser usados de forma mais ampla por candidatos majoritários, o ritmo e a dança já estão no radar dos políticos locais há algum tempo. No fim de 2019, por exemplo, quando ainda não tinha sequer lançado a sua pré-candidatura a prefeito de Olinda, o deputado estadual João Paulo (PCdoB) já se aventurava em alguns passos e fez sucesso nas suas redes sociais.

No último dia 17, João voltou a fazer um post dançando a música "É João pô", dos MCs Schevchenko e Elloco em parceria com o DJ Mano Neto.

.
Eleições 2020 - FOTO:.
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias