A candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) se reuniu nesta terça-feira (29), com servidores municipais da Controladoria Municipal do Recife para lançar a proposta de um cadastro único que reúna informações sobre todos os serviços públicos municipais prestados ao cidadão. A reunião aconteceu através de plataforma online.
Na ocasião, Marília defendeu a união da tecnologia e da inteligência para ordenação de dados. "Para ter informações de qualidade que auxiliem a Prefeitura a tomar as decisões certas. Com o cadastro único é possível entender bem as prioridades das pessoas e saber as áreas em que a gestão precisa melhorar", disse.
Para a candidata, essa união deve servir para desburocratizar trâmites que hoje são muito lentos e ineficientes na Prefeitura do Recife, e a conquista deve beneficiar cidadãos e empresas.
A petista argumentou, ainda, que com o cadastro único o cidadão também vai poder cobrar mais e entender melhor o papel da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Com um cadastro único, o jovem, a mulher, o trabalhador, terão acesso a um espaço que vai oferecer o máximo de transparência. Os cidadãos vão opinar sobre o serviço que estão usando e vão monitorar como o orçamento público está sendo usado", ela afirmou que essa é uma forma de gestão participativa.
>> Marília Arraes defende aumentar a cobertura do saúde da família
Marília ainda criticou o Portal da Transparência disponibilizado pela gestão do atual prefeito Geraldo Julio (PSB), "mais esconde do que mostra informações". "Tamanha é a dificuldade da população e até de especialistas em acessar dados. As pessoas não entendem como está a qualidade do gasto na saúde, mas elas sentem isso na pele, quando não recebem o atendimento adequado".
Comentários