Desinformação

Covid, auxílio e eleições são os temas mais buscados no Confere.ai

Primeira semana de funcionamento da plataforma de checagem automática recebeu cerca de 600 conteúdos para verificação. Aprenda abaixo a usá-la.

Alice de Souza
Cadastrado por
Alice de Souza
Publicado em 01/10/2020 às 13:09 | Atualizado em 01/10/2020 às 14:25
Marcelo Camargo/Agência Brasil
MP vai concentrar as medidas trabalhistas complementares para ajudar as empresas no enfrentamento da crise - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Covid-19, programas de transferência de renda do Governo Federal e eleições municipais pernambucanas foram os três assuntos mais enviados para verificação na primeira semana de funcionamento da plataforma de checagem automática Confere.ai. Lançada no último dia 24 nos sites do Sistema Jornal do Commercio (SJCC), a ferramenta recebeu mais de 600 conteúdos para checagem até a noite dessa quarta-feira (30). Do total de conteúdos recebidos, 565 foram links, checados de forma automática.


Passados seis meses desde os primeiros casos do novo coronavírus no país, a pandemia ainda permanence causando muitas dúvidas na população brasileira, de acordo com o primeiro relatório extraído do Confere.ai. Dentre os assuntos relacionados à covid-19, a vacina dominou as pesquisas realizadas no sistema desenvolvido em parceria pelo Sistema Jornal do Commercio, a startup Verific.ai e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).


Foram realizadas consultas buscando saber a confiabilidade das notícias sobre a autorização dos testes clínicos com a vacina da Johnson & Johnson no país, bem como sobre a eficácia e indução à resposta imune dela. Por outro lado, também foram pesquisados várias vezes links sobre um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que evidenciou que uma mutação pode ter tornado o novo coronavírus mais vulnerável às vacinas.


No que diz respeito aos programas e projetos de transferência de renda, o Confere.ai recebeu várias notícias para checagem a respeito do auxílio emergencial, do Bolsa Família e do Renda Cidadã. Entre as dúvidas, estavam detalhes sobre as datas de pagamento e os possíveis contemplados pelo pagamento do auxílio emergencial, bloqueios no pagamento do Bolsa Família e informações sobre a implementação do Renda Cidadã, uma proposta de programa de transferência de renda do governo Bolsonaro para substituir o Bolsa Família.


Já sobre as eleições municipais, as principais dúvidas foram sobre o primeiro debate aos candidatos à prefeitura da cidade do Recife. Foram enviados links que afirmaram a participação ou não de alguns candidatos no primeiro embate público, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ocorrido na segunda-feira (28). O Confere.ai também recebeu links sobre o certame e as ações dos candidatos à prefeito e vereador da cidade de Gravatá, no Agreste.

Confere.ai permite identificar características de desinformação em conteúdos na web

 

O Confere.ai, lançado na semana passada, é a primeira plataforma de verificação automática de conteúdo do Nordeste. O site utiliza técnicas de inteligência artificial para determinar se uma notícia tem características de uma desinformação. Para utilizá-lo, basta acessar o endereço confere.ai e colar o link a ser checado. A ferramenta responde com o nível de desinformação da notícia, que pode ir de mínimo - selo para links com poucos indícios de serem enganosos - a crítico, para notícias com muitas características de desinformações.

APRENDA A USAR O CONFERE.AI


A versão beta, lançada na quinta-feira (24), está passível de ajustes e atualizações. Atualmente a ferramenta conta com uma precisão de 95% para links de notícias. Segundo os desenvolvedores, o desafio agora é calibrar a inteligência artificial, para aumentar o nível de precisão dela e, assim, ser cada vez mais útil para a população e também para os profissionais de comunicação. O próximo passo é lançar a versão que também avalia textos, o que acontecerá em outubro.


Para ajudar os usuários a tomar decisões conscientes diante desse universo de desinformação, a equipe do Confere.ai compartilha dicas de como identificar notícias falsas, projetos interessantes e notícias no Instagram, Twitter e Facebook, além das redes sociais do SJCC. Os conteúdos transitam pelas editorias do JC e contextualizam fenômenos tecnológicos contemporâneos, a exemplo do roubo de dados, e sociais, como as consequências da desinformação.

Comentários

Últimas notícias