Em publicação realizada na noite desta quarta-feira (21) na sua conta do Instagram, a deputada estadual Priscila Krause (DEM), candidata a vice-prefeita na chapa de Mendonça Filho (DEM), chamou a atenção dos seus seguidores para o fato de que, entre as 10 maiores capitais do Brasil, o Recife é a cidade que possui a menor taxa de reciclagem. De acordo com a democrata, a causa desse quadro seria a atual administração municipal, que não atuaria de maneira adequada nessa área, inclusive cobrando uma Taxa de Lixo mais cara para um morador que realize coleta seletiva.
"A cidade que tem a mais cara Taxa de Lixo e a capital brasileira com a menor taxa de reciclagem. A grande incoerência, a cara da gestão do PSB, evidencia o quanto ficamos pra trás quando o assunto e sustentabilidade. Alias, a própria Taxa de Lixo fica mais pesada no bolso quando o morador e servido pela prestação da coleta seletiva. Essa e uma logica que precisa mudar", diz a candidata na publicação.
>> Mendonça Filho diz que vai zerar filas para a realização de consultas e exames médicos no Recife
Mais adiante, Priscila menciona que Mendonça e ela propõem congelar o IPTU e a Taxa de Lixo por dois anos para revisar a legislação e apresentar "tabelas mais justas" para os dois tributos. "Em paralelo, vamos instituir incentivos a coleta seletiva, a partir de campanhas educacionais e parcerias com cooperativas de reciclagem, por exemplo. Parado no tempo o Recife não pode continuar", completa Priscila.
No post, há uma imagem com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - Componente Resíduos Sólidos que mostra o Recife atrás de capitais como Goiânia, Porto Alegre, Fortaleza e Manaus, por exemplo, quando o tema é reciclagem. A democrata cita, ainda, que segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 2018, "das 27 capitais, Recife empata na ultima colocação com Recife, Teresina, Rio Branco e Boa Vista".
Comentários