AGLOMERAÇÃO

Polícia Federal desarticula carreata de candidato a prefeito de Salgueiro, no interior de Pernambuco

A carreata era do candidato Dr Marcones Libório de Sá (PSB). Os eventos de campanha presenciais estão proibidos pela Justiça Eleitoral para evitar o contágio do coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/10/2020 às 19:48 | Atualizado em 31/10/2020 às 20:38
Reprodução
Flagra de uma carreata em Salgueiro, interior de Pernambuco - FOTO: Reprodução

A Polícia Federal em Salgueiro, com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, desarticulou uma carreata da coligação Unidos por Amor a Salgueiro que tem como candidato a prefeito o Dr. Marcones Libório de Sá (PSB) . Os atos presenciais de campanha eleitoral que causem aglomeração de pessoas estão proibidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) para evitar o contágio do coronavírus nas 184 cidades pernambucanas desde a última quinta-feira (29). A Polícia Federal tem a missão de Polícia Judiciária Eleitoral.

>> TSE mantém suspensas campanhas eleitorais de ruas em Pernambuco

Na manhã deste sábado (31), uma equipe de policiais federais se dirigiu até as proximidades do cemitério de Salgueiro, onde comprovou a irregularidade. Foi constatada e interceptada uma carreata onde estava havendo buzinaços, bandeiras e carro de som em volume alto, seguido por vários veículos e motocicletas. No local foram detidos dois participantes, porém os demais que estavam em motocicletas e conseguiram fugir.

Os suspeitos foram levados até a delegacia da Polícia Federal em Salgueiro onde acabaram sendo autuados através de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprimento ao artigo 347 do Código Eleitoral (por se recusarem a cumprir ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços a sua execução).

As penas para este tipo de crime variam de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa. Após serem autuados os dois foram liberados e vão responder ao processo em liberdade.

RESPOSTA

O PSB de Salgueiro informou que quando o TRE-PE emitiu a resolução Nº 372, de 29/10/2020, a coordenação da campanha da coligação suspendeu todas as atividades nesse instrumento relacionadas. Segundo o partido, "na verdade o que ocorreu, foi uma pequena 'motocada' (com 10 motos), puxada por um pequeno carro de som, ato de iniciativa de militantes, muito comum no interior, face a disputa acirrada mas, sem a participação ou orientação da coordenação da campanha da nossa coligação".

Comentários

Últimas notícias