trump x biden

Quando saberemos o resultado das eleições dos Estados Unidos?

A disputada entre Joe Biden e Donald Trump parece acirrada e ainda não dá para prever qual será a conclusão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/11/2020 às 10:25 | Atualizado em 04/11/2020 às 10:39
ARTES/JC
ARTES/JC

No segundo dia de contagem de votos, o resultado das Eleições dos Estados Unidos ainda aparecia indefinido até as 10h desta quarta-feira (4). A disputada entre Joe Biden e Donald Trump parece acirrada e não permite prever qual será a conclusão com uma parte grande dos votos ainda sob análise. A apuração deverá levar dias, já que, com o coronavírus, o número inédito de quase cem milhões de eleitores votaram antecipadamente pelos correios. Esses tipos de votos nem começaram ser contabilizados em Estados como Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. A demora poderá levar até semanas caso o resultado seja questionado na Justiça, como indicam os candidatos. Assim, é pouco provável que o resultado oficial saia ainda nesta quarta, podendo ficar para quinta a depender do andamento de algum estado ou contagem de delegados.

O atual presidente, Donald Trump,  por volta das 2h20 (4h20 de Brasília) desta quarta-feira (4), se autodeclarou vencedor, apesar do prosseguimento da apuração em vários estados cruciais. "No que me diz respeito, já vencemos", disse o presidente, que destacou as vitórias na Flórida, Texas e Ohio.

Trump recebeu críticas imediatas de seu próprio lado. "É uma decisão estratégica ruim. É uma decisão política ruim", opinou o político republicano Chris Christie.

Em resposta, a campanha do candidato democrata Joe Biden afirmou que as declarações do presidente Donald Trump, que pediu a interrupção da contagem dos votos e se declarou vencedor das eleições sem o anúncio de todos os resultados, são "ultrajantes e sem precedentes".

"A declaração desta noite do presidente sobre tentar deter a contagem dos votos devidamente emitidos é ultrajante, sem precedentes e é incorreta", declarou em um comunicado a diretora de campanha de Biden, Jen O’Malley Dillon.

Ela advertiu que a equipe legal do candidato está "pronta para agir" se Trump tentar interromper a apuração dos votos.

Como está a apuração até agora

Em torno das 6h em Brasília desta quarta-feira (4), Biden liderava a corrida, mas Trump ganhou territórios importantes, como Flórida e Texas. Os resultados de nove estados, incluindo Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Carolina do Norte ainda são desconhecidos.

TRUMP (213)

TRUMP (213)

Alabama (9)

Arkansas (6)

Carolina do Sul (9)

Dakota do Norte (3)

Dakota do Sul (3)

Flórida (29)

Idaho (4)

Indiana (11)

Kansas (6)

Kentucky (8)

Louisiana (8)

Montana (3)

Mississippi (6)

Missouri (10)

Nebraska (4)

Ohio (18)

Oklahoma (7)

Tennessee (11)

Texas (38)

Utah (6)

Virgínia Occidental (5)

Wyoming (3)

BIDEN (238)

Arizona (11)

Califórnia (55)

Colorado (9)

Connecticut (7)

Delaware (3)

Havaí (4)

Illinois (20)

Maine (3)

Maryland (10)

Massachusetts (11)

Minnesota (10)

Nebraska (1)

New Hampshire (4)

Nova Jersey (14)

Nova York (29)

Novo México (5)

Oregon (7)

Rhode Island (4)

Vermont (3)

Virgínia (13)

Washington, D.C. (3)

Estado de Washington (12)

Comentários

Últimas notícias