O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) irá levar gratuitamente até 100 eleitores com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida aos locais de votação, no próximo domingo (15), data do primeiro turno das eleições 2020. Segundo a Justiça Eleitoral, a iniciativa, que contempla moradores do Recife; Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; e Petrolina, no Sertão, tem como objetivo ampliar a participação e a inclusão desses eleitores no exercício democrático.
- Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos
- Polícia Federal vai usar drones para combater compra de votos e outros crimes nas eleições 2020
- Eleições 2020: saiba como emitir certidões expedidas pelo TSE
- Eleições 2020: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE
- Eleições 2020: O que pode e o que não pode na última semana antes das eleições municipais
- Eleições 2020: veja como eleitor poderá justificar ausência pelo celular
- Eleições 2020: saiba o que levar no dia de votar
- Eleições 2020: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (10); entenda
Para ter acesso ao serviço pioneiro, que foi batizado de Projeto Eleições Acessíveis, é preciso agendar pelo telefone (81) 3194-9275, seja por ligação ou WhatsApp. De acordo com o TRE-PE, O telefone já está ativo, com servidores prontos para atender eleitores por chamada telefônica ou troca de mensagens no aplicativo.
No dia do pleito, onze veículos adaptados, com capacidade para transportar até seis eleitores, entre PCDs e seus acompanhantes, estarão disponíveis. O serviço funcionará a partir do início da votação, às 7h, e funcionará até às 16h. Caso ocorra segundo turno nas localidades beneficiadas, o mesmo quantitativo de veículos será disponibilizado para atender aos eleitores.
Parceria com governo do Estado
Segundo o membro da Comissão de Acessibilidade do TRE-PE Acácio Leite, a escolha dos municípios contemplados se deveu a uma parceria montada com o Governo do Estado por meio do programa PE Conduz, que consiste no transporte porta-a-porta de PCDs ou pessoas com dificuldade de locomoção para tratamentos médicos, instituições de ensino ou locais de lazer.
“A nossa parceria diz respeito a obtenção de vans adaptadas para fazer o transporte desses eleitores. Como o Governo tem vans nesses municípios, a gente vai utilizar os mesmos veículos vinculados ao programa”, conta o servidor. Cada um deles contará com um bombeiro militar que auxiliará no transporte.
Ainda de acordo com Acácio, a ideia nas próximas eleições é ampliar o serviço para outros municípios. “O quantitativo pequeno de vagas é para que a gente possa testar o serviço em funcionamento, observar melhorias que possam ser implementadas para ampliar o Projeto em 2022. O intuito é arredondar o processo, ajustar eventuais falhas para que depois possamos vir com toda força, quem sabe atender até o dobro do vamos este ano”.
Comentários