eleições 2020

Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 10 pontos de vantagem contra Marília em simulação do 2º turno no Recife

Última rodada da pesquisa, divulgada neste sábado (14), aponta João Campos (PSB) com 43% dos votos e Marília Arraes (PT) com 33%

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/11/2020 às 19:37 | Atualizado em 14/11/2020 às 19:46
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Em um cenário de segundo turno na eleição do Recife entre os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), conforme indica a última Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada neste sábado (14), o socialista tem 43% das intenções de voto, enquanto a petista tem 33%, o que corresponde a uma vantagem de 10 pontos percentuais. 

Ele ampliou essa vantagem em relação ao levantamento anterior, que era de oito pontos percentuais. Neste cenário, os votos brancos/nulos correspondem a 23%.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Última pesquisa indica segundo turno entre João Campos e Marília Arraes no Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia aparece novamente com a maior rejeição no Recife

Considerando outros cenários de segundo turno, João Campos segue liderando assim como na rodada anterior, divulgada na última segunda-feira (9). Em um embate contra Mendonça Filho (DEM), o socialista tem 48% das intenções de voto e o democrata, 31%. Brancos e nulos correspondem a 19%.

João apresenta uma maior vantagem em uma disputa com a Delegada Patrícia (Podemos). Neste cenário, o socialista possui 54% e Patrícia aparece com 25%. As intenções de voto em branco e nulo é de 20%. Nos três cenários de segundo turno, 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Intenções de voto

No cenário de primeiro turno, João Campos (PSB) segue liderando a disputa pela Prefeitura do Recife, de acordo com a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. O socialista aparece com 34% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que no levantamento do último dia 9 de novembro. No segundo lugar, Marília Arraes (PT), que tinha 21%, passou para 23%. Levando em consideração apenas os votos válidos, o socialista marca 39%, seguido da petista, com 26%. Assim, a tendência é que a eleição seja decidida apenas num segundo turno entre João e Marília.

Já Mendonça Filho oscilou negativamente dois pontos percentuais, portanto, dentro da margem de três pontos para mais ou para menos, e tem 15% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, ele está tecnicamente empatado com a Delegada Patrícia , que aparece com 12%. Quando considerados somente os votos válidos o democrata pontua 18%, e a delegada 14%.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Rejeição

A candidata Delegada Patrícia (Podemos) figura mais uma vez como a mais rejeitada entre todos os postulantes. Depois de ter dobrado esse índice na rodada anterior, ela agora viu sua rejeição oscilar positivamente de 40% para 42%.

Em segundo lugar entre os mais rejeitados, o Coronel Feitosa (PSC) e Mendonça Filho (DEM) têm o mesmo percentual de rejeição: 27%. Enquanto Feitosa oscilou de 28% para 27%, Mendonça oscilou de 24% para 27%.

João Campos, por sua vez, tem apenas um ponto percentual a menos. Ele saiu de 29% para 26% de rejeição. O índice do socialista diminuiu 10 pontos percentuais desde a primeira rodada, divulgada no dia 2 de outubro, que era de 36%. Já Marília Arraes (PT) permanece com os mesmos 23% de rejeição da rodada anterior, três pontos percentuais a mais em relação ao primeiro levantamento.

O candidato Charbel (Novo) tem 14% de rejeição, Carlos (PSL), 14%, e Victor Assis (PCO), 11%. Thiago Santos (UP), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) possuem 10% cada um. Mas Marco Aurélio desistiu da sua candidatura para apoiar a candidatura da Delegada Patrícia (Podemos), no último dia 9 de novembro.

Pesquisa

Nesta última rodada, o Ibope entrevistou 1.106 votantes do Recife entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 02565/2020.

A candidata Delegada Patrícia (Podemos) figura mais uma vez como a mais rejeitada entre todos os postulantes. Depois de ter dobrado esse índice na rodada anterior, ela agora viu sua rejeição oscilar positivamente de 40% para 42%.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias