eleições 2020

Antes da abertura das urnas, TRE-PE reforça cuidados sanitários e documentos obrigatórios; confira

As eleições iniciam a partir das 7h. Diretor do TRE-PE, Orson Lemos, reforçou o uso de máscara por todos os eleitores, além de documento com foto para identificação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/11/2020 às 6:40 | Atualizado em 15/11/2020 às 8:39
GIOVANNA TORREÃO/TV JORNAL
TRE-PE iniciou oficialmente a abertura das eleições às 7h deste domingo - FOTO: GIOVANNA TORREÃO/TV JORNAL

Já está tudo preparado para o início das eleições em Pernambuco. De acordo com o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, as eleições em 2020 terão uma rotina diferente por conta dos cuidados da pandemia do novo coronavírus, o que exigirá maior paciência por parte dos eleitores. Ele reforçou que os idosos têm preferência para iniciar a votação em horário especial das 7h às 10h. Todos os eleitores precisam usar máscara e levar sua própria caneta, além de um documento com foto para identificação.  

"Nossa expectativa é que seja um dia feliz. As urnas já estão nas escolas, os mesários já estão presentes, os administradores já organizaram tudo. Basta agora o eleitor chegar com sua máscara, sua caneta e documento oficial com foto. Com isso tenham paciência, porque os mesários estarão aprendendo uma rotina nova eleitoral. Os idosos serão os primeiros a votarem pela preferência. E aguardem as orientações dos mesários para iniciar a votação", disse o diretor do TRE-PE. 

Dúvidas frequentes

Orson Lemos revelou que a dúvida mais frequentes dos eleitores recai sobre se é obrigatório votar em caso de diagnóstico positivo do novo coronavírus. Reforçou que o eleitor que estiver com sintomas gripais não deve votar e deve ficar em casa cumprindo isolamento. Posteriormente, o eleitor precisará justificar o voto. Ele explicou. "A dúvida corriqueira é sobre quem estiver doente: vota ou não vota? Como eu faço para justificar? Eu estou com sintomas de covid-19, estou com covid-19. Então essa é a dúvida mais corriqueira. Quem estiver com algum sintoma seja o mesário ou eleitor nós recomendamos que não vá votar. Mas que nos próximos 60 dias precisará justificar com atestado médico. Essa é a informação para todo mundo ficar sabendo",  esclareceu. 

O diretor também falou sobre a ausência na votação sem justificativa e os problemas que podem surgir como consequência. "A pessoa quando não vota vai ficar com débito eleitoral porque o voto é obrigatório. Se não por maiores infecções será facultativo, não tem multa nenhuma. Porém a ausência sem justificativa implica em alguns problemas. As maiores implicações são os maiores problemas: se ele for tirar um passaporte, inscrição em faculdade, benefícios sociais, ele vai estar impedido porque não votou. Esse é o maior problema para quem não vota ou não justifica", disse Orson Lemos, que acrescentou. "A pessoa tem que ou votar ou justificar. Quando a pessoa for fazer uma matrícula na faculdade vão exigir a quitação eleitoral, então ele vai ter que correr para justificar para não deixar de fazer sua matrícula que é tão importante", completou.

Identificação sem biometria

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a biometria não será utilizada. Vale destacar que a urna eletrônica continua sendo utilizada para a votação.  "A urna continua sendo a urna eletrônica. A única diferença é que o eleitor não será reconhecido biometricamente com sua impressão digital. Ele será reconhecido na forma tradicional: documento oficial com foto e caderno de votação. Ao digitar o título no terminal da urna, o mesário reconhece que ele está cadastrado para poder liberar a urna para que ele possa votar", disse o diretor geral Orson Lemos. 

 

ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE
Agora é aguarda a apuração dos resultados - FOTO:ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE

Comentários

Últimas notícias