ELEIÇÕES 2020

Instabilidade do TSE atrasa divulgação dos votos no Recife e em parte do País

Até as 19h10, menos de 1% das seções estava totalizado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/11/2020 às 19:17 | Atualizado em 15/11/2020 às 20:00
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Imagem de urna eletrônica - FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Uma instabilidade nas plataformas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem atrasado a divulgação dos votos no Recife neste domingo (15). Até as 19h10, menos de 1% das seções estava totalizado. Nesse horário, o site do TSE apontava que a última atualização sobre os resultados havia sido feita às 17h35. 

O diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, esclareceu à reporter Tallita Marques, da TV Jornal, que o problema tem ocorrido devido a um congestionamento no sistema do TSE. "Finalizada a votação, a mídia das urnas é levada a cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que divulga os resultados. 

"Já enviamos (dados de) 35% das urnas de Pernambuco, o que corresponde a mais de 4 mil urnas. Pode ser que, quando o TSE regularizar a situação, a apuração já apareça bem mais adiantada", disse Orson. Ele informou que o Brasil todo está parado no processo de divulgação dos votos, mas que não se trata de tentativa de ataque hacker, pois o TRE-PE tem trabalhado na intranet (rede privada), sem acesso à internet. 

Em nota, o TRE-PE informou que, "em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto". O TRE-PE destacou que o problema está sendo resolvido pelos técnicos para a retomada mais célere do processo de divulgação. "Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã", acrescentou a nota. 

Comentários

Últimas notícias