Eleições 2020

PV anuncia rompimento com PSB no Recife e ala do partido declara apoio à Marília Arraes no segundo turno

Apoio oficial da direção do PV à candidatura de Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife está em aberto

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 18/11/2020 às 21:47 | Atualizado em 18/11/2020 às 23:52
MONTAGEM SOBRE FOTOS: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
João e Marília. Na batalha dos primos, ele sai em desvantagem. - FOTO: MONTAGEM SOBRE FOTOS: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Arte: JC
Resultado das Eleições de 2020 - Arte: JC

A direção do Partido Verde em Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (18) o rompimento político com o PSB na eleição do Recife. O PV integra a coligação Frente Popular do Recife, encabeçada pelo candidato João Campos (PSB). Uma ala do partido, liderada pelo vice-presidente estadual, Vicente Roque, também decidiu nesta quarta (18) que irá apoiar a candidata Marília Arraes (PT) no segundo turno da eleição na capital pernambucana. 

>> João Campos mira nos eleitores que votaram em outros candidatos do primeiro turno no Recife

>> Apoios à Marília Arraes não mudam o jogo no Recife, mas não podem ser ignorados, dizem especialistas

De acordo com nota divulgada pelo PV-PE, o rompimento com o PSB se deu pela "tendo em vista a deslealdade do PSB com a chapa de vereadores do PV em Recife". O partido acusa os socialistas de estimularem a desistência de candidatos a vereadores da sua chapa e de ausência de apoio a eles, "tendo como consequência o não atingimento da meta de eleição de um representante verde no legislativo recifense", diz trecho da nota.

A nota é assinada pelo presidente estadual do PV, Jorge Carreiro, o presidente do PV em Recife, Edinaldo Pontes, e outras sete pessoas, entre membros da direção e filiados ao partido. 

Segundo Jorge Carreiro, o PSB participou do processo de construção das candidaturas do PV a vereador, mas ao longo do processo eleitoral acabou contribuindo para a sua desidratação. "Durante o processo eleitoral eles foram estimulando os candidatos a desistir e criando uma verdadeira dificuldade política ao partido", afirmou. 

O PV lançou 37 candidatos a vereador no Recife, mas nenhum deles foi eleito para uma vaga na Câmara de Vereadores. O candidato da sigla com maior votação foi Rinaldo João da Silva, que obteve 1.513 dos votos. 

O candidato João Campos e o PSB foram procurados pelo JC para se manifestarem sobre o anúncio, mas não retornaram o contato até a última atualização desta matéria. 

Apoio à Marília

Um apoio oficial da direção do PV a Marília está em aberto. Jorge Carreiro buscou não relacionar o rompimento com o PSB com um eventual apoio. "O que nós fizemos foi o rompimento político com relação a deslealdade do PSB conosco. Esse próximo passo (apoio à Marília), a gente vai discutir se a candidata Marília tiver interesse em discutir com o PV o apoio da legenda, a direção do partido leva a o debate para lá", disse o presidente estadual. 

Antes mesmo desse anúncio de rompimento, uma ala do PV, composta por Vicente Roque e o vice-presidente municipal licenciado, Jacques Rimbeboim, e outros nomes com o ex-deputado federal Harlan Gadelha (PV) já havia declarado apoio à Marília Arraes. Eles redigiram uma carta para a candidata em que a apontam com a postulantes com maior proximidade do conteúdo programático do partido. 

"Entendemos que a sua proposta administrativa e o seu plano de governo para a Cidade do Recife são os que melhor se coadunam às nossas propostas, que contemplam inclusão social, eficiência econômica, estímulo ao empreendedorismo, equiparação de gênero, direitos humanos e proteção ambiental", diz trecho da nota.

O vice-presidente estadual, Vicente Roque, comemorou a decisão de rompimento com o PSB. "Se o partido estava demorando se reunir para tomar essa decisão, nós tomamos a iniciativa (de apoiar Marília), até porque era uma necessidade tomá-la por conta do que nós defendemos. Nós estamos torcendo que ele venha para o apoio a Marília, porque nós entendemos que não há razão para se apoiar o PSB pela sua postura contrária aos nossos interesse programáticos, a questão ambiental, aplicação de recursos dos fundos, enfim, tudo isso que é contemplado pelo nosso programa, o PSB está exatamente na contramão", disse Vicente. 

O fato de Marília ser uma mulher também foi levado em consideração, pois a participação das mulheres na política é uma das bandeiras presente no estatuto do PV. "São membros do partido verde, históricos , ambientalistas que entendem que Marília é a melhor alternativa em termos de cenário e para nós do PV é muito importante ter uma mulher na prefeitura. Isso dentro do PV é um dos nossos pilares ideológicos desde a década de 80, sempre defendendo a igualdade de gênero". disse Jacques Ribemboim. 

Ele licenciou-se do cargo de vice-presidente devido a uma insatisfação com o partido que não lançou a sua candidatura à Prefeitura do Recife. "As dissidências começaram desde o dia 6 de maio quando uma candidatura própria do partido verde foi desencorajada por parte da direção estadual. nós tínhamos a intenção de sair com candidatura própria. Queríamos mostrar a cara do PV nessas eleições", lamentou Ribemboim. 

Jorge Carreiro minimizou essa divergência e pregou pela democracia interna do partido. "Era uma coisa que tinha um caráter mais pessoal, mas isso foi um momento que já foi superado, temos respeito com o companheiro e não queremos colocar nenhum tipo de objeção as posições de cada um. Quem não quiser seguir a linha do partido pode ficar a vontade, se licencia", afirmou. 

Leia a íntegra da nota do PV Pernambuco

O PV Pernambuco, em reunião realizada na sua sede, às 17h desta quarta-feira (18), decidiu pela unanimidade do seu diretório, presente à reunião e abaixo subscritos, pelo rompimento político com o PSB na eleição do Recife, tendo em vista a deslealdade do PSB com a chapa de vereadores do PV em Recife, sentida pelo estimulo à desistência de vários candidatos a vereadores e vereadoras, pela ausência de apoio político aos postulantes, levando à desidratação da nossa chapa e prejuízo no desempenho eleitoral, tendo como consequência o não atingimento da meta de eleição de um representante verde no legislativo recifense.

Recife 18 de novembro de 2020.

Jorge Carreiro – Presidente PV PE
Edinaldo Pontes – Presidente PV Recife e Secretário de Assuntos Jurídicos PE
Josemário Lucena – Secretário de Organização PE
George Barbosa – Secretário de Finanças PE
Mariângela Borba – Secretária de Comunicação PE
Marciana Dias – Secretária de Administração PE
Valderluce Araújo – Secretária de Assuntos Político s PE
Adson Serafim – Relações Instutucionais
Erdras Aguiar – Membro Diretório PE

Leia a íntegra da nota da ala do PV que declarou apoio à Marília

À Senhora Marília Arraes,

Candidata a prefeita da Cidade do Recife pelo Partido dos Trabalhadores, 2020 

Prezada candidata,

Em nome de uma parcela expressiva de membros do PV, incluindo candidatos(as) a vereador(a) e militantes históricos do partido, expressamos nosso apoio à sua candidatura nesse segundo turno das eleições municipais de 2020.

Entendemos que a sua proposta administrativa e o seu plano de governo para a Cidade do Recife são os que melhor se coadunam às nossas propostas, que contemplam inclusão social, eficiência econômica, estímulo ao empreendedorismo, equiparação de gênero, direitos humanos e proteção ambiental.

Adicionalmente, expressamos nossa satisfação com a possibilidade de termos uma mulher no comando da prefeitura. A participação da mulher na política é um dos pilares de nossa ideologia verde.

Sem mais,

Assinamos,

Recife, 18 de novembro de 2020.

Vicente Roque, vice-presidente estadual do PV em Pernambuco.

Jacques Ribemboim, vice-presidente municipal do PV no Recife (licenciado)

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias