Antes de desembarcar no Recife, o candidato a presidente da República nas eleições de 2018, Ciro Gomes, deixou o seu recado em apoio a candidatura de João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife. No guia eleitoral o candidato da Frente Popular, veiculado neste sábado (21), o presidenciável dá um depoimento de 58 segundos relembrando que também era muito jovem quando assumiu a prefeitura de Fortaleza, no Ceará. Além de fazer diversos elogios a atuação do socialista na Câmara dos Deputados.
"Pra mim política se faz falando a verdade, mas acima de tudo, com todo respeito a liberdade do povo. No Recife nós apoiamos João Campos para prefeito, porque ele junta juventude e garra com experiência. E mesmo em pouco tempo, já tem muito serviço prestado", afirmou.
"Eu fui eleito prefeito de Fortaleza muito jovem, e consegui com muito trabalho ser o prefeito da capital mais bem avaliada do Brasil. E olha que o João, já tem a essa altura, muito mais experiência do que eu tinha na época. O trabalho dele sempre foi brilhante, não é só discurso. O importante nestes casos é ter bons projetos e equipe. Isso João, você sabe, tem de sobra", completou o pedetista.
>> Deputado federal do PDT, Tulio Gadêlha declara apoio a Marília Arraes no segundo turno do Recife
>> >> Marília Arraes e João Campos seguem com troca de farpas e ataques mútuos no debate da TV Clube
Também houve espaço para alfinetar o PT, que esta no páreo da corrida eleitoral com a candidata a prefeita Marília Arraes. Ao declarar que Recife é a "capital da política do Nordeste", o presidenciável ressalta que o PT já teve sua oportunidade de governar - foram 12 anos de gestão. "Uma cidade como Recife, capital política do Nordeste, precisa continuar andando para frente, o que já passou, passou. O PT já teve sua oportunidade e está na hora de pensar no futuro das cidades e no futuro do Brasil. João Campos e Isabella de Roldão fazem parte desse futuro que começa agora", finalizou.
Ciro Gomes e Carlos Lupi aterrisam no Recife às 10h e, logo em seguida, participam de uma "carreatinha" com os candidatos da Frente Popular. Em seguida, às 11h30, se reúnem com a militância na Zona Sul do Recife. Depois do almoço com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o prefeito Geraldo Julio, às 15h, eles fazem gravação para o guia eleitoral com os postulantes. Ás 17h, está prevista outra reunião com a militância, desta vez na Zona Norte. A agenda encerra à noite, às 19h, quando eles devem jantar com os representantes dos dois partidos, segundo informações do PDT.
SIMBOLISMOS
A vinda do presidenciável neste segundo turno representa uma série de simbolismos já com vistas para 2020. O PSB, PDT, PV e Rede, formam um bloco partidário a favor da construção de uma via progressista dentro da esquerda contra o bolsonarismo.
Mesmo que nas eleições de 2018, o então candidato a presidente Ciro Gomes, não tenha sido apoiado pelo PSB, que marchou ao lado de Fernando Haddad (PT), e tenha feito diversas críticas tanto aos socialistas quanto aos petistas, ao minarem a candidatura de Marília Arraes à época, ao Governo do Estado, este aceno vai muito além da projeção local.
"Ciro é um nome de peso, é bem aceito pelos eleitores de centro e esquerda. Isso ficou muito evidenciado na eleição 2018. Ele é visto claramente como uma alternativa à esquerda para os eleitores que se sentiram ressentidos com o PT", avalia a cientista política e professora da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (Facho), Priscila Lapa.
Com os apoios que Marília Arraes tem recebido do campo da direita, como o Podemos, PTB, PL - com possibilidade do Cidadania, do deputado federal Daniel Coelho, também declarar sua torcida pela petista - ter Ciro Gomes neste momento da campanha pode ajudar João Campos nesse posicionamento ideológico anti petista.
"Isso deixa claro que não é a mesma coisa votar em um ou outro. A vinda dele reafirma projetos de poder olhando cenários plausíveis para 2022, já que os partidos que antes ficavam muito sob a sombra do PT agora começam a reafirmar seus espaços ora se reunindo contra o PT, ora rivalizando entre eles próprios", afirma Priscila Lapa. Neste caso, vencer em uma capital como o Recife, seria estratégico tanto para o PSB quanto para o PDT.
Além de Ciro Gomes, quem também terá seu depoimento de apoio a João Campos veiculado no guia eleitoral na próxima semana é a ex-candidata a presidente da República, Marina Silva (Rede). Ela que assumiu a chapa majoritária nas eleições de 2014, após a trágica morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também mostrará que o bloco progressista estará unido não só nas eleições municipais.
PORTA A PORTA
O deputado federal João Campos (PSB) visitou, neste sábado (21), a comunidade do Bode, no Pina. No local, o prefeiturável conversou com moradores sobre novas propostas para o Recife, inclusive uma delas vai beneficiar diretamente aqueles que residem na Zona Sul da cidade. O Parque do Aeroclube do Pina, área ociosa que deverá ser transformada num grande espaço de lazer, é uma das novas iniciativas anunciadas.
No final da manhã, João Campos também seguiu para Brasília Teimosa, onde circulou em carro aberto. “Viemos aqui para ouvir as pessoas e também falar das nossas propostas. Vamos construir um parque no terreno onde ficava o Aeroclube, nós vamos também concluir as obras dos habitacionais, que vai zerar as palafitas do Bode. Aqui, a gente traz também o compromisso de fazer a urbanização da área, do saneamento e vamos fazer isso nos próximos quatro anos”, Campos.
Comentários