Ibope

Ibope/JC/Rede Globo: Aliados de João Campos apostam no discurso da virada com o resultado da pesquisa

O tom de enfrentamento ao PT e defesa da gestão do PSB no Recife devem ser mantidos nesta reta final.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/11/2020 às 22:03 | Atualizado em 25/11/2020 às 23:25
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
ELEIÇÕES - Debate Eleições 2020 com Marília Arraes e João Campos na TV Jornal - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para segundo turno no Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) - Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O crescimento de quatro pontos percentuais do candidato a prefeito João Campos (PSB), nesta segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para o segundo turno, passando de 39% para 43% das intenções de votos, tem feitos socialistas e aliados apostarem no discurso da virada. Diante do empate técnico com a candidata a prefeita pelo PT, a deputada federal Marília Arraes, que aparece com 41% das intenções de voto ante 45% da rodada anterior, o tom antipetista adotado já no encerramento do primeiro turno, será mantido. 

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 43%, e Marília Arraes tem 41% acirrando disputa no Recife

>> Justiça proíbe propaganda de Marília Arraes que acusa a campanha de João Campos de machismo

“A virada acontece na hora certa. A corrida não é de velocidade é de resistência. O nosso conjunto político tem consistência. João Campos que o representa neste momento é um excelente candidato e é de chegada. Essa pesquisa reflete a realidade. Estamos na ultrapassagem, vamos ganhar.”, afirmou o deputado federal Tadeu Alencar (PSB). Outros correligionários utilizaram suas redes sociais reforçar esse discurso da "virada de voto". 

Segundo a pesquisa Ibope, João Campos obteve um crescimento entre os entrevistados que possuem uma renda salarial de dois a cinco salários mínimos, indo de 35% para 40%. Entre o eleitorado mais velho, de 55 anos em diante, Campos ainda possui uma preferência maior com 46%, antes eram 44%. Quando o recorte é a respeito da escolaridade, o socialista caiu de 52% para 45% das intenções de voto de quem tem o ensino fundamental, mas cresceu entre os que têm o ensino médio, indo de 35% para 45% das menções.

>> Em encontro com ONGs, João Campos promete implantar abrigo de rua para animais em situação de risco

“A estratégia é a que está em curso, mostrar o que fizemos, o que vamos fazer e o que nos separa de arranjos políticos eventuais. A hora é de unir a população, dialogar com o futuro, acender a esperança que é uma marca de Pernambuco. A questão agora não é de tomar distância, é consolidar a primeira posição. Daqui até domingo é manter o ritmo, a calma e pisar no acelerador.”, avaliou Alencar.

A pesquisa Ibope/JC/Rede Globo também mostra que entre os eleitores que avaliam a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) como boa e ótima, houve um recuo da preferência pelo deputado federal, de 63% das intenções de voto, agora ele conta com 58%.

Inclusive, boa parte do guia eleitoral de João Campos, veiculado nesta quarta-feira, foi dedicado a enaltecer as ações feitas durante esses quase oito anos em que Geraldo Júlio está à frente da Prefeitura do Recife. No vídeo, o chefe do Executivo municipal critica os ataques sofridos pelos adversários nestas eleições.

“Passei a campanha inteira assistindo como os candidatos adversários injuriavam nossa cidade e nosso trabalho. Sem sequer reconhecer uma obra, uma ação da prefeitura. Não me preocupa a baixaria em si, o que me preocupa é que, como diz João Campos, nada sólido se constrói sobre solo mole da mentira”, declarou o prefeito. Durante as eleições, o candidato socialista foi acusado de querer esconder tanto o prefeito quanto o governador Paulo Câmara, de sua campanha.

NÃO VOTARIA

Outro ponto colocado nesta segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para o segundo turno, foi com relação aos candidatos cujo os entrevistados não votariam de jeito nenhum. No caso de João Campos, 38% não votariam de forma alguma em sua candidatura no próximo domingo. Enquanto 34% afirmaram que ele seria seu escolhido para ser o prefeito do Recife -  16% poderiam votar nele; 11% não o conhece suficiente para opinar; e 1% não sabe/não respondeu.

Mas, o foco é tentar alcançar os 15% dos eleitores que representam os brancos e nulos conforme a amostragem indicou. Para o deputado federal Tadeu Alencar, esse percentual elevado é um fato histórico.  

"A intensidade da disputa vai concorrer para a redução desse percentual. São votos em disputa. O eleitor cujo candidato não foi ao segundo turno não quer votar em ninguém. Se resolver votar, essa opção tende a nos favorecer.", afirmou Tadeu. Ele explica que esse favorecimento a João Campos se dá pela reação da população a praticamente 72 horas do pleito. "Indicativa resposta numa certa direção, faz presumir que nossa mensagem está sendo bem absorvida pela sociedade, vale dizer, os ventos continuarão a soprar nessa direção", completou. 

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE04600/2020.

 

 

 

Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para segundo turno no Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) - FOTO:Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Comentários

Últimas notícias