ELEIÇÕES

Voto impresso "coloca em xeque" atual sistema eleitoral, diz Maia em resposta a Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados se pronunciou após críticas do presidente ao sistema eleitoral

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 29/11/2020 às 15:52 | Atualizado em 29/11/2020 às 16:49
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Em resposta às críticas do presidente Jair Bolsonaro neste domingo (29), que voltou a atacar o voto eletrônico e defender o voto impresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que tratar de voto impresso "coloca em xeque" o atual sistema eleitoral, que é "muito seguro". As informações são do UOL. 

>> Sem provas de fraudes, Bolsonaro critica voto eletrônico e volta a defender voto impresso

>> Em São Paulo, Covas vota acompanhado do filho e Boulos fica isolado em casa

>>TSE: urnas substituídas no segundo turno chegam a 368

"Essa mistura acaba gerando uma insegurança num sistema que é muito seguro. Eu, por exemplo, fui sempre defensor de uma amostragem do voto impresso. Mas tratar desse assunto agora significa colocar em xeque um sistema que tem dado certo e que é muito seguro", argumentou Maia.

Pela manhã, Bolsonaro havia disparado críticas ao processo eleitoral. "Eu espero do sistema eleitoral brasileiro que em 2022 tenhamos um sistema seguro, que possa dar garantias ao eleitor que, em quem ele votou, o voto foi efetivamente para aquela pessoa. O voto impresso é uma necessidade, as reclamações são demais. Eu estou vendo trabalho de hacker aqui e em qualquer lugar. A apuração tem que ser pública. Quem não quer entender isso, eu não sei o que pensa da democracia", afirmou o presidente.

Bolsonaro disse ainda que tem conversado com as lideranças do Congresso para avaliar a volta do voto impresso. "Podemos continuar votando e não tendo a certeza se aquele voto foi ou não para aquela pessoa. E deixar bem claro, o voto impresso, ninguém bota a mão no papel, fica atrás do visor. Ele concorda depois de seu voto ser imprimido (SIC) e cai dentro da urna. Qualquer delegado de partido pode pedir recontagem naquela área e você vai ter a comprovação do voto eletrônico no papel, é pedir muito?", questionou.

Sobre a suposta articulação, Maia também se pronunciou. "Eu, por enquanto, acho que este assunto não deveria estar na pauta. Apesar de ter sempre defendido alguma amostragem do voto impresso no Brasil."

 

Comentários

Últimas notícias