ELEIÇÕES 2020

Seção eleitoral sem energia, eleitores presos, detenção de mesária e representação contra candidato. Veja o balanço do Ministério Público de Pernambuco

Ministério Público de Pernambuco teve muito trabalho no segundo turno das eleições no Recife e em Paulista

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/11/2020 às 16:56
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Ministério Público de Pernambuco teve o apoio da Polícia Militar para conter os crimes eleitorais - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O Ministério Público de Pernambuco fez um balanço parrcial das ocorrências registradas no segundoturno das eleições que acontecem neste domingo (29) no Recife e em Paulista. Na 5ª Zona Eleitoral, no Recife, foi atestado a falta de energia em alguns edifícios da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mas a ocorrência não impediu a realização da votação, considerando que as urnas possuem bateria. Já na 6ª Zona Eleitoral, houve uma detenção por boca de urna na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, n.º 7123, no bairro da Macaxeira.

Na 114ª Zona Eleitoral, no município do Paulista, o MPPE solicitou a prisão de uma mesária na Escola Estadual Maria Alves Machado, na Seção n.º 99, por orientar eleitores a votarem em um candidato em específico. “Houve a identificação da mesária por meio de denúncia realizada por eleitores que estavam na fila de votação, chegamos ao local e ela foi encaminhada à delegacia onde firmou Termo Circunstanciado de Ocorrência e irá responder pelo crime em liberdade”, afirmou a promotora de Justiça Eleitoral Rafaela Melo. Ela realizou o flagrante junto com a promotora Eleitoral Julieta Batista. No mesmo local, duas pessoas foram orientadas e detidas por realizarem aglomerações e também foi identificado um cidadão realizando distribuição de santinhos e dinheiro, ele também foi encaminhado à delegacia.

PRISÃO

Já 146ª Zona Eleitoral, também em Paulista, o MPPE procedeu com a detenção de 46 pessoas que estavam descumprindo a Recomendação TRE n.º 372, que fala sobre aglomeração e também praticavam boca de urna. “As pessoas estavam aglomeradas, uniformizadas e realizando boca de urna em frente a colégios eleitorais. Devido ao volume de pessoas nós fizemos a qualificação de cada um e vamos realizar a instauração de inquérito no âmbito eleitoral”, disse a promotora de Justiça Eleitoral, Christiana Ramalho. As detenções ocorrem, principalmente, no bairro de Pau Amarelo.

A Promotoria de Justiça Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral, também em Paulista, irá realizar representação por propaganda irregular na Justiça Eleitoral contra o candidato Francisco Padilha. Houve "derrame" de santinhos em diversos Colégios Eleitorais.

Comentários

Últimas notícias