COVID-19

Comitê de Vacinação contra Covid-19 do Recife realiza primeira reunião comandada pelo prefeito eleito João Campos

Os especialistas, que não possuem vinculo administrativo e político com a Prefeitura do Recife, se reuniram nesta quinta-feira (17), para iniciar a construção do planejamento do processo de imunização da população recifense contra o novo coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/12/2020 às 16:46 | Atualizado em 17/12/2020 às 16:46
Diego Nigro / Divulgação
João Campos comanda primeira reunião com Comitê de Vacina - FOTO: Diego Nigro / Divulgação

Após anunciar que Recife "terá um caminho próprio para a imunização" contra a covid-19, o prefeito eleito João Campos (PSB), se reuniu, nesta quinta-feira (17), com o Comitê Técnico-Científico de Vacina. O primeiro encontro contou com a participação de pesquisadores e pesquisadoras com expertise reconhecida na área de saúde. Segundo Campos, os integrantes que compõe o comitê não teriam ligação administrativa ou política com a Prefeitura do Recife e o segundo encontro já contará com o nome a ser indicado para assumir a pasta de Saúde do Executivo municipal.

>>Em busca de recursos em tempos de crise, João Campos e Yves Ribeiro negociam com instituições financeiras
>>Alvo de furtos e vandalismo, Parque das Esculturas receberá investimento de R$ 5 milhões para restauração

"Tomamos a decisão de iniciar a discussão e o planejamento de imunização da nossa população antes mesmo do começo da nossa gestão porque entendemos que precisamos estar prontos e com as melhores condições para garantir, já de agora, o cumprimento de todas as etapas que um processo de vacinação como esse necessita para ser o mais eficiente. E a melhor forma de assegurar isso é ouvindo a ciência, quem pesquisa e tem experiência para adotarmos as medidas ideais e tomarmos decisões certas que podem ser determinantes para chegarmos ao resultado que queremos", apontou João Campos.

A ideia é que as ações do Recife possam estar alinhadas com o Plano Nacional de Imunização do governo federal, mas que também sejam apresentadas alternativas que assegurem uma escala de vacinação com o maior alcance e em menor tempo.

Integram o Comitê Técnico-Científico de Vacina o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende;a médica epidemiologista, PhD em Saúde Pública, pesquisadora da Fiocruz-PE,Fátima Militão; o PhD em Biologia Molecular, pesquisador da Fiocruz-PE, Rafael Dhalia; o professor da FPS e pesquisador na área de vacinas há 30 anos, Eduardo Jorge; a coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de PE, Maria Angela Wanderley Rocha; e o Infectologista e Doutor em Medicina Tropical,Paulo Sérgio Araujo.

PLANEJAMENTO INICIAL

Estão entre os indicativos que serão elaborados pelo comitê o planejamento para aquisição de insumos: seringas, agulhas, algodão, entre outros; montagem de equipes e treinamento; definição dos locais para estocar e para aplicação da vacina de maneira descentralizada; avaliação científica das vacinas candidatas e análise de alternativas de aquisição direta pelo município.

"A aquisição da vacina é um item de um plano, mas todo um dever de casa deve ser feito para quando a vacina estiver em nosso território e em nossa posse a gente tenha como utilizá-la da melhor forma", frisou João Campos, agradecendo a disposição dos pesquisadores e pesquisadoras em colaborar com a cidade em um momento tão complexo. O prefeito eleito ainda estabeleceu, em acordo com os integrantes do comitê, a formatação, nas próximas três semanas de, um primeiro modelo de atuação recifense frente ao processo de imunização.

Comentários

Últimas notícias