EFEITO DOMINÓ

No Cabo de Santo Agostinho, vereador em exercício é alvo de mandado de prisão preventiva

Ordem expedida pela 1ª Vara Criminal do município foi cumprida nesta terça-feira (22)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/12/2020 às 17:16 | Atualizado em 22/12/2020 às 17:40
Reprodução/Google Street View
A operação realizada pela Polícia Civil foi batizada de Efeito Dominó - FOTO: Reprodução/Google Street View

A Polícia Civil de Pernambuco cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um vereador do município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta terça-feira (22). A ordem expedida pela 1a Vara Criminal do Cabo de Santo Agostinho tem relação com a Operação de Repressão Qualificada Efeito Dominó, deflagrada em setembro deste ano.

Outro mandado de prisão preventiva relacionado ao caso também foi cumprido por meio da 2a Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado/DRACCO nesta terça. O alvo era uma mulher que não foi identificada. 

A operação realizada pela Polícia Civil tem o objetivo de apurar possíveis crimes de desvio de dinheiro público (peculato) e associação criminosa realizados por parlamentares da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em setembro, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Mais informações sobre a operação serão repassadas durante uma coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta-feira (23).

Investigações

A Operação Efeito Dominó não é a primeira contra parlamentares do Cabo. Ainda em 2018, a Operação Ghost chegou a afastar cinco vereadores dos cargos por suspeita de integrar um esquema de desvio de recursos para "funcionários fantasmas". Ainda naquele ano, eles retornaram aos trabalhos.

Já em 2020, no último mês de julho, um vereador da cidade chegou a ser preso durante a Operação Rateio I, deflagrada para investigar crimes como peculato, falsidade documental, organização criminosa e frustração de direito trabalhista.

Uma semana depois foi deflagrada a Operação Rateio II, que prendeu três assessores parlamentares na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Polícia Civil, eles seriam integrantes de uma quadrilha que desviava recurso público.

Comentários

Últimas notícias