Prefeito

Cotado para o governo de Pernambuco em 2022, Anderson Ferreira busca protagonismo em reunião com Paulo Câmara

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes vem destacando ações de sua gestão na pandemia do novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 07/01/2021 às 12:59 | Atualizado em 12/01/2021 às 11:49
Notícia
X

Cotado para a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2022, o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), buscou mostrar protagonismo na reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e prefeitos de cidades litorâneas, realizada nessa quarta-feira (6), para tratar da garantia no cumprimento dos protocolos do Plano de Convivência com a covid-19 e evitar aglomeração nas praias.

No encontro, realizado por meio de videoconferência, Anderson sugeriu que haja um comando central da Secretaria Estadual de Saúde para orientar e capacitar os comerciantes. Ele cobra a adoção de um protocolo padrão de segurança sanitária por todos os municípios envolvidos e destacou que suas ações estão dando certo no Jaboatão. "Além disso, considerei importante a veiculação de campanha educativa na mídia dirigida aos frequentadores, comerciantes e turistas para conscientizar a todos de que o uso de máscaras e o distanciamento social são as melhores formas de evitar a propagação da covid-19. Todo esforço que venha a somar e muito importante nesse momento", afirmou o prefeito.

>> Reeleito em Jaboatão, Anderson Ferreira é diplomado e promete ''trabalhar muito mais''

>> Anderson Ferreira, reeleito prefeito de Jaboatão, declara apoio à Marília Arraes no segundo turno da eleição do Recife

Anderson mostra uma mudança em relação à sua postura na última crise que precisou do encontro de prefeitos com o governador: o óleo nas praias. Naquela ocasião, ele chegou a sair no meio de uma reunião com Paulo Câmara, no Palácio do Campos das Princesas, afirmando haver falta de um protocolo comum de ação sobre o óleo. "Acredito que todas as cidades precisavam ser orientadas não apenas pelo governo federal, mas também pelo governo estadual para que pudessem unir forças”, disse na época. Agora, de olho na cadeira de governador, Anderson tenta se mostrar mais pacificador, passando uma imagem aos prefeitos presentes de que pode conduzir o barco.

>> Jaboatão dos Guararapes terá maior PPP do Estado para estruturação da iluminação pública

Polarização

Conservador, Anderson tem ligação com o setor evangélico e possui bom trânsito em Brasília por apoiar o governo Jair Bolsonaro. Na época de deputado, inclusive, ele foi o autor do 'Estatuto da Família', proposta que definia família como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento, união estável ou comunidade formada pelos pais e seus descendentes. Assim, Ferreira poderá tentar a eleição de 2022 se colocando como um candidato mais à direita, buscando polarizar com um candidato da esquerda, que pode vir tanto do PSB, no qual se cogita Geraldo Julio, quanto do PT, que poderá ter a deputada Marília Arraes no páreo.

Outros nomes na disputa que podem buscar esse espaço da direita são Miguel Coelho (MDB) e Raquel Lyra (PSDB), prefeitos reeleitos no primeiro turno em Petrolina e Caruaru, respectivamente. Ambos são oposição a Paulo Câmara, mas já foram do PSB. Dessa forma, um discurso mais conservador pode ser rebatido pelos que lembrarem suas passagens pelo partido socialista.

Reunião

Após o encontro de Paulo Câmara com os prefeitos, o governador anunciou que o Estado mobilizará órgãos de segurança e fiscalização para apoiar ações dos municípios no controle de bares e barracas de praia. "O mês de janeiro é de férias, as pessoas vão curtir o nosso litoral. É muito importante que aproveitem as férias, mas de maneira apropriada, dentro das devidas adequações deste momento difícil pelo qual passa o mundo. Foi uma reunião muito proveitosa e espero que nas próximas semanas a gente tenha um acompanhamento mais firme, evitando qualquer tipo de aglomeração nas praias pernambucanas”, pontuou Paulo.

A proposta é que cada município coordene suas ações, que terão o apoio dos órgãos estaduais, como as policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Procon-PE e Vigilância Sanitária. Participaram da reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), André Longo (Saúde), Humberto Freire (executivo de Defesa Social), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha e o presidente da Amupe, José Patriota. Estiveram representados no encontro os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Ipojuca, Rio Formoso, Recife, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Paulista, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Itamaracá e Olinda.

Tags

Autor