Discurso

Kim critica Bolsonaro e dispara: 'quem vende alma ao demônio' sabe 'que capeta cobra juros'

Confira o discurso inflamado de Kim Kataguiri na Câmara dos Deputados

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 02/02/2021 às 12:30 | Atualizado em 02/02/2021 às 14:37
Notícia
X

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) disputou a presidência da Câmara dos Deputados, nessa segunda-feira (1º), alegando ser um forma de protesto, por estar ciente da derrota. Ele teve como pauta única a defesa do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Falando ao Plenário e também a seus seguidores nas redes sociais, Kim fez várias críticas a Bolsonaro e disse que o presidente criticou a atuação do Poder Executivo na última eleição, mas agora, faz o mesmo.

"Prefiro perder uma eleição, do que perder a minha alma, prefiro perder uma eleição, do que manchar o nome da minha família, do que me associar a criminoso", afirmou ele, durante discurso realizado do alto da tribuna do parlamento, fazendo referência à proximidade entre o Bolsonaro e deputados do "Centrão".

>> Frota renuncia à candidatura a presidente da Câmara para apoiar Baleia Rossi

>> Baleia Rossi acusa governo de coagir parlamentares para não declararem apoio a sua candidatura

>> Pacheco diz que vai dialogar com Executivo, mas com 'respeito e independência'

>> Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara em primeiro turno

Segundo Kim Kataguiri, o governo ofereceu a aliados cargos em órgãos públicos que administram R$ 110 bilhões em recursos. “Indiciados e réus, é na mão dessa gente que esses cargos se encontram hoje”, afirmou.

Conforme o deputado, no governo do ex-presidente Michel Temer foram atendidas várias emendas parlamentares. “Temer enfrentou duas denúncias [de impeachment], mas não pagou tantas emendas como Bolsonaro”, disse.

"Se prepara, Jair Bolsonaro, sua hora vai chegar. Você vai aprender que quando se vende a alma ao demônio, o capeta cobra com juros e correção monetária", acrescentou, em seguida.

Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", deputados que trocaram Baleia Rossi pelo candidato do governo Bolsonaro na disputa, o deputado Arthur Lira, foram contemplados com recursos extras do Ministério do Desenvolvimento Regional, de acordo com uma planilha informal de distribuição de recursos ao qual a publicação teve acesso.

Eu sei que não têm culhão para isso [me processar]. Têm para ficar falando na internet, chega no plenário é tudo tchutchuca do centrão. É tudo venda de voto.
Kim Kataguiri se direcionando a deputados na eleição da Câmara

No total, 285 parlamentares puderam indicar o destino de R$ 3 bilhões para seus redutos eleitorais. Todas as autorizações e repasses da planilha foram feitos em dezembro, mês em que o governo intensificou as articulações para eleger seus candidatos.

Kim Kataguiri acusou Bolsonaro de trair os eleitores. “Prometeu acabar com a mamata, com o toma-lá-dá-cá”, afirmou. “Mas dobrou os gastos com cartão corporativo, sugeriu a extinção do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] para proteger a si mesmo e à família”, acusou.

“Não tem privatizações, não tem reformas”, destacou. “Era contra a reeleição, agora já pensa em 2022”, disse. “Nos poucos projetos que apresentou, não fez nada para que fossem aprovados, isentou-se da responsabilidade”, afirmou.

Arthur Lira eleito

Com o apoio de Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. O alagoano foi eleito na noite dessa segunda-feira (1º) em primeiro turno, com 302 votos.

Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.

Com informações da Agência Câmara de Notícias e da Agência Estado

Citação

Eu sei que não têm culhão para isso [me processar]. Têm para ficar falando na internet, chega no plenário é tudo tchutchuca do centrão. É tudo venda de voto.

Kim Kataguiri se direcionando a deputados na eleição da Câmara

Tags

Autor