CÂMARA DOS DEPUTADOS

Baleia Rossi acusa governo de coagir parlamentares para não declararem apoio a sua candidatura

Em discurso pela defesa de sua candidatura, Baleia Rossi critica governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/02/2021 às 22:27 | Atualizado em 01/02/2021 às 22:30
Notícia
X

O discurso do candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), foi repleto de críticas ao governo federal. Ao agradecer os parlamentares que o receberam em seus estados durante sua campanha, Rossi também agradeceu aos “que não puderam declarar votos” à sua candidatura porque teria sido “ameaçados” e “coagidos” pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Outro ponto que chamou atenção em sua fala, foi a convocação dele para o segundo turno. 

>> Frota renuncia à candidatura a presidente da Câmara para apoiar Baleia Rossi

>> Oito deputados disputam a presidência da Câmara; veja a lista completa de candidatos

>>Bancada de PE dará ao menos 13 votos a Lira e 10 a Baleia. Veja em quem cada deputado vota

Apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o emedebista afirmou que se eleito irá garantir a independência do parlamento legislativo, prometendo a regulamentação do orçamento impositivo para que o recurso não seja utilizado como moeda de troca. “Fala-se muito em dar voz aos deputados. Mas quando nós temos o orçamento, ele não é dividido de forma igual. E aí você tem deputado de primeira, de segunda e de terceira categoria. Nós queremos um Parlamento igual.”, afirmou.

Ele rebateu as críticas feitas pelo seu principal adversário, o deputado federal Arthur Lira, que declarou que o presidente da Câmara hoje centra o poder em si. Segundo Baleia, a condução de Rodrigo Maia nos últimos dois anos foi fundamental para debater assuntos que interessam a população, a exemplo da PEC do Orçamento de Guerra.



“Se não fosse a participação de uma Câmara independente, municípios e estados estariam em situação de calamidade. Nós também votamos o Fundeb, fazendo com que a educação básica tivesse mais recursos. E fizemos o auxílio emergencial passar de R$ 200 para R$ 600 e isso fez toda diferença para a população mais simples”, declarou. Ele também defendeu a votação da reforma tributária para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Integram o bloco de apoio ao deputado Baleia Rossi, 10 partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Juntos eles possuem 210 parlamentares. “Por que a Câmara independente assusta tanto? Unimos partidos com ideologias diferentes, mas a diferença nos fortaleceu. Não podemos abrir mão da defesa da nossa democracia”, defendeu Baleia.

Acompanhe ao vivo a votação para a Mesa Diretora

Tags

Autor