Deputado federal

Daniel Coelho colhe assinaturas para criar CPI que deve investigar aglomeração no transporte público

O deputado pernambucano propôs a CPI por conta do aumento nos casos de covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 11/03/2021 às 8:50 | Atualizado em 12/03/2021 às 11:25
Notícia
X

O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) deu entrada, nessa quarta-feira (10), em um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação do serviço de transporte de passageiros no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com Daniel, o transporte público tem promovido aglomeração, tornando os usuários vulneráveis à infecção. "O Brasil registrou mais de 2 mil mortos por covid-19 em 24 horas. Esse número alarmante não é por acaso. Por mais que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende o distanciamento, tem sido comum o flagrante de diversas situações de aglomeração, que é onde o vírus se espalha. As cenas que vemos diariamente dos usuários de transporte público, que se arriscam todos os dias em ônibus e trens lotados, com certeza contribui para a proliferação mais rápida do vírus, mesmo com o uso de máscaras”, disse.

>> Acesso a armas: Daniel Coelho e Humberto Costa assinam medidas contra decretos de Bolsonaro

>> Opositores do governador Paulo Câmara reagem ao reajuste das passagem de ônibus no Grande Recife

>> Paulo Câmara propõe passagem gratuita para desempregados, fora do horário de pico; projeto vai à Alepe

Para a criação da CPI, é preciso do apoio de pelo menos 171 dos 513 deputados da Câmara. Por isso, Daniel criou em suas redes sociais uma campanha de incentivo para a população a cobrar de seus parlamentares o apoio à investigação das aglomerações nos coletivos. Caso seja instalada, a CPI do Transporte Público deve durar 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias.

“O Brasil lidera o número de novos casos da doença em todo o planeta. A instalação da CPI do Transporte Público é necessária para que a sociedade tenha uma resposta para uma situação que claramente promove aglomerações e aumento nos números da pandemia no país”, continuou o deputado.

Tags

Autor