IMUNIZAÇÃO

Vereadora quer que prefeitura instale vacinômetro físico em avenida do Recife

Na justificativa, a parlamentar lembra que a gestão municipal já promove a divulgação dos números por meio da internet, mas afirma que "nem todos possuem acesso a esses canais, o que reduz o alcance das informações".

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 16/03/2021 às 10:02 | Atualizado em 16/03/2021 às 10:21
Notícia
X

Prestes a ser votado pela Câmara Municipal do Recife (CMR) nesta terça-feira (16), um requerimento da vereadora Andreza Romero (PP) solicita ao prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), que seja instalado em uma das principais vias da cidade um vacinômetro para divulgação diária dos dados sobre a imunização contra a covid-19 no município. No texto, porém, a parlamentar não cita em que avenida deveria ser fixado o contador de vacinas.

Na justificativa do requerimento, Andreza afirma que o equipamento é uma ferramenta de controle "necessária para garantir mais transparência nesse processo e facilitar a cobrança de agilidade das autoridades responsáveis". No texto, a parlamentar lembra ainda que a gestão municipal já promove a divulgação dos números por meio da internet, mas afirma que "nem todos possuem acesso a esses canais, o que reduz o alcance das informações".

"O vacinômetro deve ser instalado em local de grande movimentação e de forma bem visível, a fim de que todos possam ter conhecimento do número de pessoas que já receberam o imunizante. Auxilia ainda o Poder Público, visto que, além de assegurar a transparência, possibilita a fiscalização e contribui para a elaboração  e um plano de ação", explica a parlamentar.

Os dados da vacinação no Recife, como total de pessoas imunizadas e seus nomes, podem ser conferidos no site do Vacinômetro Recife. 

A lista traz informações como nome completo, categoria da pessoa (idoso, profissional de saúde, etc), ponto onde foi realizada a vacinação e o lote da dose aplicada - incluindo se foi a CoronaVac ou a vacina de Oxford/AstraZeneca

Ordem do dia

O requerimento da progressista deve ir à apreciação dos vereadores por volta das 10h desta terça-feira, quando os parlamentares também devem debater sobre outras iniciativas, como requerimentos para pavimentação de ruas, limpezas de canais, poda de árvores e construção de encostas de barreiras. Além de voto de aplauso a um professor e engenheiro civil, que atua no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

Compra de vacinas aprovada

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nessa segunda-feira (15), o Projeto de Lei do Executivo que ratifica o consórcio entre municípios e Estados do Brasil, permitindo que a Prefeitura possa comprar, diretamente das farmacêuticas, vacinas contra a covid-19. O texto aprovado possibilita que o poder público municipal possa adquirir não apenas as vacinas, mas também os insumos, equipamentos e serviços para acelerar a vacinação no Recife.

“É fundamental que possamos avançar e oferecer mais vacinas à população. O Brasil e Pernambuco vivem um momento muito delicado, com leitos hospitalares lotados e o aumento no número de casos e vítimas fatais. O único remédio que conhecemos é a vacina e este esforço será importantíssimo para que mais recifenses sejam imunizados”, afirmou o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB).

O projeto passou por todas as comissões necessárias e houve pedido de dispensa para que fosse votado em plenário. Foram realizadas duas votações e em ambas foi aprovado por unanimidade na Casa. O texto final segue ainda hoje para a sanção do prefeito João Campos e publicação no Diário Oficial.

"A gente está nesta luta desde o início do ano, falando com os laboratórios, abrindo as negociações. Infelizmente, a maior parte dos laboratórios não demonstram interesse em poder fazer a venda direta. Então, através da Frente Nacional dos Prefeitos, nós estamos formando um consórcio com mais de mil municípios para poder comprar as vacinas", explicou João Campos quando enviou o projeto à Câmara.

Relator

A proposta havia sido encaminhada pela Prefeitura do Recife para a Casa José Mariano na última segunda (8) e teve dispensa de prazo solicitada pelo líder do governo Samuel Salazar (MDB). “É urgente a necessidade que temos de adquirir novas vacinas e continuar imunizando a população. E com mais celeridade. A doença avança e essa é a maneira de conter a contaminação. A Câmara cumpriu o seu papel em mais uma importante decisão no combate à covid-19 em nosso município”, disse Salazar.

Segundo o vereador, a aprovação imediata do projeto foi necessária, porque a montagem do consórcio está prevista para o  próximo dia 22 de março. Com a aprovação, o município está autorizado a adquirir vacinas pelo Consórcio Conectar – Consórcio de Vacinas das Cidades Brasileiras. A expectativa é que sejam adquiridas cerca de 200 mil doses para o Recife.

Salazar ainda ressaltou que o ingresso do município no consórcio vai facilitar a compra dos imunizantes em grande quantidade pelas cidades.

Tags

Autor