Pesquisa

Eleições 2022: Lula venceria Bolsonaro em todos os cenários, aponta Datafolha

Ciro Gomes e Sergio Moro aparecem como 'terceira via' na disputa pelo Planalto

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 12/05/2021 às 19:06 | Atualizado em 12/05/2021 às 19:08
Notícia
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições de 2022, segundo dados apresentados na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Datafolha. De acordo com o levantamento, o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), aparece como segundo colocado, com 23%, contra 41% do petista.

Brigam pelo protagonismo na 'terceira via' o ex-juiz Sergio Moro (sem partido), com 7%, e o pedetista Ciro Gomes, com 6%. Embolados, estão o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo), empatados com 2%.

Dos entrevistados, 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos, e 4% seguem indecisos. O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

Em um eventual cenário de segundo turno contra Bolsonaro, Lula ganharia de 55% a 32%. O ex-presidente receberia a maioria dos votos dados a Doria, Ciro e Huck, enquanto o atual mandatário herdaria a maior fatia dos que optam por Moro. O petista também venceria, com vantagem menor, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (53% a 33%).

Bolsonaro empataria tecnicamente com Doria, marcando 39%, contra 40% do tucano. E perderia para Ciro, obtendo 36%, contra 48% para o pedetista.

 

Tags

Autor