Eleições 2022

Acredito muito na possibilidade de o PSB estar com a gente, diz Humberto Costa

Apesar de o ex-presidente Lula declarar que será candidato em 2022, ainda não há uma estratégia definida do PT em Pernambuco para a corrida eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 20/05/2021 às 20:54 | Atualizado em 20/05/2021 às 20:57
Notícia
X

O senador Humberto Costa afirmou que em Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores ainda não possui uma estratégia definida para o cenário eleitoral de 2022. Mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando que será candidato contra o presidente Jair Bolsonaro, as estratégias locais dependem muito do desenho nacional.

De acordo com o senador pernambucano, o desejo do PT em fazer aliança nacional com o PSB, já vem sendo externado pelo ex-presidente Lula em suas últimas movimentações políticas, mas que ele também deixou várias possibilidades em aberto sobre as costuras em torno desse apoio. “O PT pode ter uma candidatura com todo mundo estando junto nacionalmente, e o PT apoiar uma candidatura do PSB. Eu acho que ainda é um quadro muito aberto e vai depender muito do quadro nacional. Sem as conversas nacionais, a conversa local fica mais difícil, mas na hora que houver uma discussão que aponte os caminhos para o entendimento nacional eu acho que caminha para a gente conversar em Pernambuco e ver como vai ser”, declarou Costa. “ Eu acredito muito na possibilidade do PSB estar com a gente inclusive formalmente”, acrescentou.

>>Para o PSB, candidatura posta por Lula ainda não define o cenário eleitoral para 2022

>> Lula confirma que será candidato ''contra Jair Bolsonaro'' nas eleições de 2022

Ainda que considere ser cedo para que o partido defina quais as reais chances de lançar um nome próprio ou venha a apoiar outro partido na corrida pelo Governo do Estado, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, afirma que não há dúvidas de que Lula terá palanque em Pernambuco.

“Seja dentro de um campo de alianças, seja no próprio partido tendo candidatura, até porque Lula é um grande cabo eleitoral, tem uma força enorme aqui em Pernambuco”, declara Doriel, relembrando que os petistas não romperam com o PSB, mesmo após o resultado das eleições de 2020.

“O PT tem, hoje, quadros, nomes e condições tranquilas de disputar uma eleição para o Governo do Estado, então a gente está trabalhando nessa construção de pensar um projeto nacional. O PSB é importante, o PDT é importante, tem outros partidos em Pernambuco que também são importantes pra gente formar uma grande aliança pensando nesse projeto nacional’, declarou o dirigente. Ainda segundo Barros, a legenda espera poder dialogar com todos que integram a Frente Popular para estabelecer um alinhamento nacional e estadual sobre o enfrentamento a Bolsonaro.

Tags

Autor